Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/37760
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_ÉrikaCostaSilva.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Trajetória profissional de mulheres negras docentes na Universidade de Brasília (UnB) : estratégias e resistências
Autor(es): Silva, Érika Costa
Orientador(es): Bandeira, Lourdes Maria
Assunto: Mulheres negras - educação
Trajetória profissional
Docência
Universidade de Brasília
Desigualdade de gênero
Desigualdade racial
Data de publicação: 15-Mai-2020
Referência: SILVA, Érika Costa. Trajetória profissional de mulheres negras docentes na Universidade de Brasília (UnB): estratégias e resistências. 2019. 101 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A presente dissertação tem como tema “as trajetórias profissionais de mulheres negras docentes na Universidade de Brasília”. A desigualdade de gênero e raça na carreira docente em instituições públicas de ensino superior é uma realidade. Na Universidade de Brasília as mulheres negras representam cerca de (7%) do quadro docente total. A participação das mulheres negras na docência da instituição apresenta primeiramente nas áreas de conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas e Humanas. As áreas como das Ciências Exatas e Engenharias constituem lugares que a presença das mulheres é muito ínfima, sobretudo para as mulheres negras. Diante da constatação das disparidades na participação das mulheres negras na docência da instituição buscamos compreender como as mulheres negras conseguiram romper com obstáculos de gênero, raça e classe e outros, e tornaram-se docentes na UnB. Para tanto entrevistamos treze docentes de diferentes áreas do conhecimento, afim de compreender a trajetória profissional empreendida pelas mesmas. Com base nas teorias da crítica feminista a ciência e o feminismo negro buscou compreender como as mulheres negras conquistaram a carreira docente na instituição. Identificamos que tornar-se foi um processo constituído paulatinamente, através das oportunidades educacionais conquistadas pelas mesmas, porém ao alcançarem a posição de docentes as opressões de gênero, raça, classe, geração e outras persistem no cotidiano profissional. Assim as resistências são construídas desde a formação profissional, e na condição de docente. As resistências são fundamentais, é por meio da rede de apoio formada por familiares e professoras/es colaboram no ato de acreditar no projeto educacional como mecanismo de transformação social e econômica.
Abstract: This dissertation has as its theme “the professional trajectories of black women teachers at the University of Brasilia”. Gender and race inequality in the teaching career in public higher education institutions is a reality. At the University of Brasilia black women represent about (7%) of the total teaching staff. The participation of black women in the teaching of the institution presents primarily in the areas of knowledge of Applied Social Sciences and Humanities. Areas such as the Exact Sciences and Engineering constitute places where the presence of women is very small, especially for black women. Given the differences in the participation of black women in the teaching of the institution, we sought to understand how black women managed to break with obstacles of gender, race and class and others, and became teachers at UnB. Therefore, we interviewed thirteen teachers from different areas of knowledge, in order to understand the professional career undertaken by them. Based on the theories of feminist criticism, science and black feminism sought to understand how black women achieved the teaching career at the institution. We identified that becoming was a process constituted gradually, through the educational opportunities conquered by them, but when reaching the position of teachers the oppressions of gender, race, class andgeneration persist in professional daily life. Thus the resistances are built from professional training, and as a teacher. Resistance is fundamental, and through the support network formed by family members and teachers collaborate in the act of believing in the educational project as a mechanism of social and economic transformation.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Departamento de Sociologia (ICS SOL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.