Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/37745
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1994_AntonioMarcusAlvesdeSouza.pdf
Restrito
7,51 MBAdobe PDF Acesso Restrito
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMadeira, Maria Angélica Brasil Gonçalves-
dc.contributor.authorSouza, Antônio Marcus Alves de-
dc.date.accessioned2020-05-14T20:44:17Z-
dc.date.available2020-05-14T20:44:17Z-
dc.date.issued2020-05-14-
dc.date.submitted1994-
dc.identifier.citationSOUZA, Antônio Marcus Alves de. Cultura rock e arte de massa: crítica social e divertimento no rock brasileiro aos anos 80. 1994. 174 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 1994.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37745-
dc.descriptionDissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação,1994.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho faz um esforço para compreender as últimas manifestações do rock brasileiro. Trata-se de uma análise do fenômeno conhecido como Rock Brasil a partir de um recorte sobre a produção de algumas bandas específicas: Legião Urbana, Titãs e Paralamas do Sucesso. Não se trata de uma historiografia das bandas. O autor analisa algumas peças musicais c outros documentos como entrevistas, manifestos, capas de disco, comentários da crítica musical e, a partir desta análise, discute o tratamento que o rock tem recebido por parte da crítica musical brasileira. A dissertação observa a cultura rock como um “sistema de significações” (Raymond Williams): o rock não é considerado apenas como mais uma variante da música comercial ou da indústria cultural. O autor abandona categorias de análise tradicionais da arte e sua relação com a indústria cultural, que privilegiam a contemplação e o culto como valores necessários; procura estabelecer conexões teóricas entre o rock e a arte de massa, tal como a definiu/projetou Walter Benjamin: uma arte que consiga uma unidade entre a crítica social e o divertimento. A crítica musical brasileira, nessa perspectiva, não compreendeu totalmente o fenômeno do Rock Brasil em função de suas relações com o modelo tradicional da obra de arte e da indústria cultural, que não prevê a possibilidade de uma arte de massa.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.titleCultura rock e arte de massa : crítica social e divertimento no rock brasileiro aos anos 80pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordIndústria culturalpt_BR
dc.subject.keywordIdeologiapt_BR
dc.subject.keywordRock - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordCultura de massapt_BR
dc.description.abstract1This work makes an effort to understand the latest manifestations of the Brazilian Rock. In this research na analysis of the phenomenon known as “Rock Brasil” was made, sampling the production of some specific bands: Legião Urbana titãs and Paralamas do sucesso. It is not just a mere historiography of the bands, but the author analyzes some songs and other documents such as interviews, manifestoes, record covers, comments of musical critics and, from such analysis, discusses the treatment the Rock has undergane by the Brazilian musical critics. The text sees rock culture as a “system of significances” (Raymond Williams): Rock is not only considered one other variant of “comercial music” oro f the industry of culture. The author forgets the traditional categories for the analysis of art and their relation with the industry of culture – which privilege the contemplation and worship as necessary values – and tries to establish theoretical connections between the Rock and the art of the masses, the way the German Philosopher Walter Benjamin has defined/Projected: a type of art that be able to get social criticismo and amusement together. The Brazilian musical critcs, in such perspective, haven´t thoroughly understood the phenomrnon “Rock Brasil” because of their ties with the traditional models for the analysis of piece of art and industry of culture, which do not view the possibility of na arte of the masses.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.