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1981_MeneleuAugustodeAlmeida.pdf
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Título: Diagnóstico preliminar do sistema de comunicação de uma grande instituição brasileira de crédito
Autor(es): Almeida, Meneleu Augusto de
Orientador(es): Hesketh, José Luiz
Assunto: Administração de empresa
Bancos - finanças
Comunicação organizacional
Sistema bancário
Data de publicação: 14-Mai-2020
Referência: ALMEIDA, Meneleu Augusto de. Diagnóstico preliminar do sistema de comunicação de uma grande instituição brasileira de crédito. 1981. 236 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 1981.
Resumo: Entendido como o conjunto de atividades típicas (comunicação administrativa, relações públicas, publicidade, jorna lismo empresarial, informática, etc.) que, em virtude da natureza e volume das suas transações com o ambiente, uma empresa precisa manter como parte integrante de sua estratégia de sobrevivência, a estrutura e o funcionamento do sistema de comunicação deve se constituir em aguda preocupação para qualquer organização, tenha ou não fins lucrativos. Devido a peculiar natureza da “mercadoria" com que trabalham (dinheiro), os bancos não podem prescindir de um in tenso intercâmbio com o ambiente e, por isso, são organizações nitidamente sistêmicas e que estão por toda parte. A necessidade de ter que pontificar junto ao grande público como "especiais" em relação às suas concorrentes, faz com que a efetividade dessas instituições repouse, fundamentalmente, no desempenho eficaz do seu sistema de comunicação. Este trabalho focaliza o conjunto de atividades de comunicação presentes na maior empresa da rede bancária brasileira, examinando-as ã luz dessas premissas e com base em quatro hipóteses de trabalho: integração e especialização (estrutura), interação e decisão (funcionamento). A relevância do problema decorre da liderança exercida pela organização nessa rede e das repercussões de sua atuação no cenário econômico-financeiro internacional. Metodologicamente, fez-se uma pesquisa de natureza descritiva (ex post facto), do tipo "estudo de caso", ambienta da no campo e tomando-se como amostra o maior número possível de elementos representativos, ligados às atividades de comunicação da empresa. O método usado foi a auditoria de comunicação (communication audit), conforme o esquema proposto por Goldhaber (1979). Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados, basicamente, o questionário (com o pessoal de linha) e a entrevista (com o pessoal de assessoria), suplementos pela observação direta no campo e a consulta a documentos e publicações da empresa. Os dados foram analisados segundo combinação de métodos quantitativos e qualitativos, de modo a aproveitar ao máximo o material colhido. Quanto ã primeira dessas modalidades, fez-se validação cruzada dos escores apontados por teste de significância, aplicado aos resultados dos questionários, com os escores resultantes da ocorrência das afirmativas, obtidas pela análise de conteúdo das entrevistas, nos níveis ideal/real das variáveis. Os resultados finais da investigação traduziram-se em significativas evidências da probabilidade de as hipóteses formuladas estarem corretas. A grande maioria das pessoas consultadas admitiu a existência do tratamento não-sistêmico adota do pela empresa para as atividades de comunicação; concordou quanto a inconveniência de tal situação e as conseqüências prejudiciais que acarreta; e crê que, uma vez estruturadas e funcionando como autêntico sistema, tais atividades renderiam mais, com reflexos positivos para a vida da instituição. A fim de propiciar alternativas de solução para o problema enfocado, sugeriu-se medidas de ordem prática com base nas descobertas realizadas e apoio na literatura da área.
Abstract: Understood as a set of typical activities (business communication, public relations, advertising, house organs' edition, information processing, etc.) that an enterprise needs to maintain as an integrative part of its survival strategie in view of the nature and extend of its transactions with the environment, the communication system1 structure and functioning must constitute the most keen concern for any organization, whether or not it has a profit-seeking nature. Due to the peculiar nature of the "merchandise" which they deal with (money), banks cannot prescind an intensive exchange with the environment, and therefore they are basically systemic organizations that are everywhere. The need to appear close to the large public as the "special one" in comparison to their competitors, make the effectiveness of such institutions to lie fundamentally on the effective performance of their communication systems. This work focuses on the set of communication activities existing in the biggest Brazilian enterprise in the banking sector, and examines them in the light of these premises and based upon four specific hypotheses: integration and specialization (concerning its structure), interaction and decision (concerning its functioning). The relevance of the problem derives from this organizations’ s leadership over the banking sector, and the impact that its performance has on the International economic and financial scene. Methodologically, this research is of a descriptive nature (ex post facto), of the "case study" type, done in the field setting and utilizing a sample as representative as possible of the key people involved in the enterprise's communication activities. The research method was the "Communication Audit" as proposed by Goldhaber (1979). The instruments for data gathering utilized were basically a questionnaire survey (with line personnel) and personal interviews (with staff personnel), supplemented by direct observation in the field and an analysis of relevant documents and publications of the organization. Data have been analyzed through a combination of quantitative and qualitative methods so that to exploit at a maximum the Information collected. The former of these modalities was accomplished through the cross validation of the scores pointed out by a test of significance applied to the survey questionnaires ‘ results, with the scores derived from a content analysis of the statements obtained through the interviews - at the ideal/real leveis of the variables studied. The results of this study show significative evidences of the probability of the hypotheses to be correct. A greater number of respondents admitted the non-existence of a systemic treatment adopted by the enterprise in dealing with its conununication activities; they agreed that such situation is inconvenient and that it produces negative consequences; they believe that if structured and put to function as a true system, such activities would yield better outcomes and that this would reflect positively on the life of institution. In order to provide alternatives to solve the problems focused by the research practical suggestions were made based cn the findings reported here and the related literature.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Comunicação (FAC)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade Comunicação, 1981.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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