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Título: Percepção de médicos pediatras acerca da adesão ao tratamento e seus indicadores
Autor(es): Carvalho, Ana Cristina Sidrim de
E-mail do autor: anasidrim@gmail.com
Orientador(es): Costa Júnior, Áderson Luiz
Assunto: Tratamento médico - adesão
Comportamento - análise
Médicos pediatras
Médicos - percepção
Data de publicação: 14-Mai-2020
Referência: CARVALHO, Ana Cristina Sidrim de. Percepção de médicos pediatras acerca da adesão ao tratamento e seus indicadores. 2019. 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Adesão ao tratamento é um desafio sério e global no contexto de cuidados com a saúde e, assim, um objeto relevante de estudo. Ela deve ser compreendida a partir da adoção de diversos comportamentos de saúde, por englobar aspectos socioeconômicos e culturais, relacionados ao tratamento, à doença, ao paciente, à instituição e ao relacionamento com os diversos profissionais da equipe de saúde. Embora a literatura apresente teoria extensa quanto aos fatores do indivíduo que afetam o comportamento de adesão, pouco é estudado sobre a percepção dos médicos à própria participação no processo de adesão do paciente, principalmente no contexto pediátrico e brasileiro. Além disso, se faz necessário compreender quais são os indicadores que os médicos adotam para avaliar a adesão. Dentro desse cenário, a pesquisa teve como objetivo, a partir da análise da percepção de médicos pediatras quanto à adesão à terapêutica em diferentes clínicas de especialidade pediátrica, (a) identificar os fatores facilitadores e dificultadores do processo de adesão à terapêutica em pediatria; (b) identificar os aspectos da atuação médica que estão relacionados funcionalmente ao processo de adesão; (c) identificar os indicadores adotados por pediatras para avaliar adesão à terapêutica; (d) verificar se existe algum indicador padrão de avaliação de adesão por clínica de especialidade pediátrica; e (e) verificar se os pediatras referem o uso de indicadores qualitativos para avaliar a adesão à terapêutica. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, de perguntas abertas, com 22 médicos de cinco especialidades pediátricas (endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, alergia e pneumologia) do Hospital da Criança de Brasília José Alencar, hospital público do Distrito Federal. O material gravado das entrevistas foi analisado por meio qualitativo da técnica de Análise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Participaram 20 pessoas do sexo feminino e duas pessoas do sexo masculino, com idades entre 29 e 58 anos. Quanto aos fatores que facilitam e dificultam a adesão, os discursos resultantes correspondem às dimensões relacionadas ao processo de adesão, destacando-se o discurso referente a dinâmica familiar que foi amplamente descrito e encontra correspondência na literatura. Os resultados indicam que os conceitos adotados pelos médicos se inserem em definições clássicas como a de Compliance e Adherence. Por meio da análise dos discursos, verifica-se que há uma responsabilização dos pais e cuidadores dos pacientes pediátricos quanto ao seguimento da terapêutica e um consequente distanciamento do prescritor da responsabilidade deste processo. Quanto aos indicadores utilizados, os discursos identificados se referem a padrões subjetivos e qualitativos de avaliação, pois dessa maneira é mais fácil ter acesso a erros, contradições e falhas na adesão ao tratamento. Os resultados apontam para a necessidade de treinamento dos profissionais de saúde em processos de comunicação, principalmente frente ao paciente pediátrico, bem como uma maior abordagem dessa temática em demais meios científicos e de formação acadêmica.
Abstract: Adherence to treatment is a serious and global challenge in the context of health care and, thus, it becomes a relevant object of study. It should be understood from the adoption of various health behaviors and from encompassing socioeconomic and cultural aspects, related to treatment, disease, patient, institution and relationship with the various professionals of the health team. Although the literature presents extensive theory regarding the factors of the individual that affect adherence behavior, little is known about the physicians' perception of their own participation in the patient's adherence, especially in the pediatric and Brazilian context. In addition, it is necessary to understand what kinf of indicators the doctors use to assess adherence. Within this scenario, based on the analysis of the perception of pediatric physicians regarding adherence to therapy in different pediatric specialty clinics, the research had the objective to (a) Identify the factors that facilitate and complicate the process of adherence to therapy in pediatrics; (b) Identify the aspects of medical performance that are functionally related to the adherence process; (c) Identify the indicators adopted by pediatricians to assess adherence to therapy; (d) Check if there is any standard pediatric adherence assessment indicator and (e) Check if pediatricians refer to the use of qualitative indicators to assess adherence to therapy. In order to do this, it was conducted semi-structured interviews with 22 doctors from five pediatric specialties (endocrinology, gastroenterology, neurology, allergy and pneumology) at Hospital da Criança de Brasilia José Alencar, a public hospital in the Federal District. The recorded material of the interviews was analyzed by qualitative technique of the Discurso do Sujeito Coletivo. Twenty females and two males participated in this study, aged between 29 and 58. For the factors that facilitate and hinder adherence, the result corresponds to the dimensions related to the adherence process. The discourse that refers to the family dynamics has been widely described and is in correspondence with the literature. The results indicate that the concepts adopted by physicians fit into classic definitions such as Compliance and Adherence. It is verified by the analysis of the speeches that there is an accountability of the parents and caregivers of the pediatric patients in relation to following the therapeutic treatment and a consequent distancing of the prescriber from the responsibility in this process. The most frequently identified type of indicators used refer to subjective and qualitative evaluation standards, by this way it is easier to access errors, contradictions and failures in adherence to treatment. The results point to the need of training the health professionals in the communication processes, especially in relation to the pediatric patient, as well as a greater approach to this subject in other scientific means and academic graduation.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura
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