Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/37693
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MaikondosSantosSilva.pdf2,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorEuzébio, Umberto-
dc.contributor.authorSilva, Maikon dos Santos-
dc.date.accessioned2020-05-12T15:46:33Z-
dc.date.available2020-05-12T15:46:33Z-
dc.date.issued2020-05-12-
dc.date.submitted2019-07-12-
dc.identifier.citationSILVA, Maikon dos Santos. O ensino individualizado como mediador do desempenho escolar dos estudantes do colégio estadual Senador Teotônio Vilela - Goiânia- GO. 2019. 96 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37693-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019.pt_BR
dc.description.abstractOs conteúdos de Biologia, tradicionalmente, são ensinados de maneira segmentada, descontextualizada e com excessiva exigência de memorização. Essa forma de ensinar provoca dificuldades de aprendizagem em muitos alunos, que dificilmente encontram na escola (principalmente na pública) iniciativas que levem a superação dessas dificuldades. Distorções na relação afetiva entre professor e estudante também podem induzir o baixo desempenho escolar podendo provocar a formação de preconceitos no cotidiano escolar e até mesmo a medicalização de sujeitos saudáveis. Dentro desse contexto, desenvolvemos e aplicamos uma proposição didática (produto do mestrado) elaborada com a finalidade de contribuir com a melhoria do desempenho dos estudantes através da aproximação afetiva entre professor e estudantes e também de variações metodológicas possibilitadas pelo Ensino Individualizado. Avaliamos as contribuições desse tipo de ensino, em um estudo de caso que utilizou observação participante como estratégia de coleta de dados. Foi possível analisar a interferência da cultura escolar no significado que os sujeitos atribuem suas dificuldades de aprender Biologia. Verificamos também que o Ensino Individualizado contribuiu com o desempenho escolar dos estudantes na medida em que melhorou a relação afetiva entre aluno e professor e oportunizou variações nas estratégias de ensino. Trata-se de uma pesquisa relevante na medida em que analisa uma estratégia de ensino capaz de potencializar o desempenho escolar dos estudantes, evitando as consequências negativas da não aprendizagem como rebaixamento de autoestima, formação de preconceitos e medicalização da educação.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO ensino individualizado como mediador do desempenho escolar dos estudantes do colégio estadual Senador Teotônio Vilela - Goiânia- GOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de Biologiapt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordDesempenho escolarpt_BR
dc.subject.keywordEscolas públicaspt_BR
dc.subject.keywordEnsino individualizadopt_BR
dc.description.abstract1The contents of Biology, traditionally, are taught in a segmented way, decontextualized and with an excessive requirement of memorization. This way of teaching causes learning difficulties in many students, who hardly find in school (mainly public) initiatives that lead to overcoming these difficulties. Distortions in the affective relationship between teacher and student can also induce poor school performance and may lead to the development of prejudice in the daily school life and even the medicalization of healthy subjects. Within this context, we developed and applied a didactic proposal (product of the master's degree) elaborated with the purpose of contributing to the improvement of students' performance through the affective approach between teacher and students and also of methodological variations made possible by individualized teaching. We evaluated, the contributions of this type of teaching, in a case study that utilized participant observation a strategy of data collection. It was possible to analyze the interference of the school culture in the meaning that the subjects attribute their difficulties in learning Biology. We also verified that Individualized Education contributed to the students' school performance insofar as they improved the affective relationship between student and teacher and gave rise to variations in teaching strategies. This is a relevant research insofar as it analyzes a teaching strategy capable of enhancing students' school performance, avoiding the negative consequences of non-learning such as a lowering in self-esteem, development of prejudice and medicalization of education.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Biológicas (IB)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Biologia Celular (IB CEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.