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Título : Nem comédia nem drama : gay como gente análise crítica do seriado televisivo Os Assumidos (Queer as Folk)
Autor : Zanforlin, Sofia Cavalcanti
Orientador(es):: Montoro, Tânia Siqueira
Assunto:: Homossexuais
Identidade
Representações sociais
Fecha de publicación : 12-may-2020
Citación : ZANFORLIN, Sofia Cavalcanti. Nem comédia nem drama: gay como gente: análise crítica do seriado televisivo Os Assumidos (Queer as Folk). 2004. 166 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2004.
Resumen : A dissertação realiza uma análise de conteúdo temática do seriado televisivo Os Assumidos (Queer as Folk). Buscamos apreender os significados das representações trabalhadas pelo seriado, sendo este, talvez, a primeira tentativa de romper a predominante representação do homossexual apenas como o soropositivo, ou como aquele que se coloca na posição de clown, pronto para dar o tom cômico da cena. Observamos que para analisar possíveis rupturas de modelos de conduta e preconceitos sociais devemos estar atentos aos tipos de representações que surgem do produto cultural em questão. Que papéis são desempenhados e que modelos de conduta são destinados aos homossexuais para que passassem de meros coadjuvantes em programas televisivos a protagonistas de um seriado de TV. O que pôde ser constatado através desta pesquisa é que o seriado perde oportunidades, de revisão e questionamento das condutas, e não coloca em xeque a transitoriedade das identidades, como fizeram os estudos feministas e os estudos gays, por exemplo. Não questiona, portanto, os sistemas de representação que dão sentido à marcação das identidades. Percebemos que as mensagens deixaram muitas das vezes de ser questionadas e problematizadas no âmbito da manutenção de concepções, estereótipos, no desempenho de papéis sociais, e preconceitos.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Comunicação (FAC)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2004.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq).
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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