Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/37652
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1978_RenatoArgolodeSouza.pdf
Restrito
5,19 MBAdobe PDF Acesso Restrito
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPasquali, Luiz-
dc.contributor.authorSouza, Renato Argôllo de-
dc.date.accessioned2020-05-08T15:42:22Z-
dc.date.available2020-05-08T15:42:22Z-
dc.date.submitted1978-
dc.identifier.citationSOUZA, Renato Argollo de. Influência da participação no controle do ensino sobre a aprendizagem conceptual entre produtores rurais do Amazonas. 1978. 114 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 1978.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37652-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 1978.pt_BR
dc.description.abstractEstudo baseado em pesquisa experimental realizada com uma amostra de 76 produtores rurais de municípios do Amazonas em que se procurou demonstrar que a Participação ativa dos agricultores no controle do ensino contribui efetivamente para maior incorporação dos conhecimentos transmitidos, ou para maior eficiência da Aprendizagem, do que a simples recepção passiva geralmente imposta pelos métodos usuais de difusão de inovações. 0 trabalho examina fatores que influem na aprendizagem e tomada de decisão dos agricultores, o processo de transferência de tecnologia comumente empregado pelos agentes de assistência técnica e extensão rural, a percepção e o entendimento dos produtores em relação aos conhecimentos transmitidos, e a natureza do processo da comunicação e aprendizagem - sobretudo a aprendizagem conceptual, com o propósito de identificar novas alternativas para o ensinamento de práticas agrícolas as comunidades rurais. Aplicado um módulo de ensino, e divididos os produtores em situação de Alta Participação e de Baixa Participação, verificou-se que os sujeitos com Alta Participação lograram obter maiores ganhos em Aprendizagem do que os sujeitos sob Baixa Participação, confirmando a hipótese geral do trabalho. Os resultados obtidos das análises desenvolvidas evidenciaram também que a Participação exerce ainda maior influência quando associada a outras variáveis, como Experiência dos produtores e Saliência dos conteúdos da informação, e ainda Escolaridade e acesso dos produtores ã Informação. Outras variáveis estudadas, como acesso dos produtores a Fatores Infra-estruturais e Predisposição à Mudança, não alcançaram, isoladamente , significação na explicação da Aprendizagem, mas, quando associadas à Participação, revelaram correlação significativa, reforçando o desempenho desta variável.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.titleInfluência da participação no controle do ensino sobre aprendizagem conceptual entre produtores rurais do Amazonaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordAgriculturapt_BR
dc.description.abstract1This work was based in experimental research concerning a sample of 76 farmer's of different counties in the State of Amazonas (Brazil) whose objective was to cheek the hypothesis that when the peasants participate actively m the instruction process, the learning of innovations is more effective than through a simple passive reception, as generally imposed by the usual methods of innovation diffusion. The work reviews the factors that influence the cognition and decision making, the process of innovation diffusion, the farmer's perception and comprehension and the nature of the communication and learning process - especially the learning concept - with the purpose of identifying new strategies for teaching rural communities. A teaching modulus was applied and the farmer's were separated in two groups, one of High Participation and another of Low Participation. The results showed that the subjects with High Participation were able to display a better learning success that those with Low Participation, thus validating the basic hypothesis. These results also put in evidence the fact that Participation is still more influential on Learning when associated to other variables as Experience and Salience of information content, and even more when allied to a certain degree of Schooling and Information access. Other variables such as access to Infrastructural Factors and Willingness of change were of little or almost none significance when analysed as single factors , but they showed a significant correlation with Learning when associated to Participation, which further reinforces the performance of this variable.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.