Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/37602
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2003_RaimundaGomesdeOliveira.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.accessRestricted???
3,48 MBAdobe PDF ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrito???
Title: Identidade, nação e sexualidade, no filme Central do Brasil
Authors: Oliveira, Raimunda Gomes de
Orientador(es):: Ibiapina, Dácia
Assunto:: Estudos culturais
Identidade nacional
Central do Brasil - filme
Issue Date: 24-Apr-2020
Citation: OLIVEIRA, Raimunda Gomes de. Identidade, nação e sexualidade, no filme Central do Brasil. 2003. vii, 120 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
Abstract: A pesquisa investiga o tema da identidade nacional com enfoque na sexualidade dentro do filme brasileiro Central do Brasil (Walter Salles, 1998). São investigados aspectos específicos dos processos de subjetivação tornados possíveis no interior do filme, quais sejam, as estratégias adotadas para marcar a sexualidade dos personagens, como se relaciona com os estereótipos que circulam na cultura, como, por vezes, afasta-se deles ou os reforça; que estratégias emprega para figurar a experiência dos personagens como a experiência da nação. O filme tem um ponto de vista fragmentário, os personagens deslocam-se de diferentes lugares, das posturas fixas e arraigadas para, num processo de crescimento e recriação, convergirem para uma postura ampliada e mais aberta. A narrativa da nação traz a mesma ambivalência que caracteriza os personagens, dentro de uma visão em que se postula a busca de um certo ideal ético. Alguns emblemas da identidade nacional são retomadas pelo filme, na representação do nordeste, do sertão, como território simbólico da nação, das virtualidades de um povo, projeção de uma dignidade perdida
Abstract: The research covers the theme of the national identity focused on sexuality in the brazilian picture Central do Brasil (Walter Salles, 1998). Specific aspects of the process of become a subject made possible within the picture are studied, such as strategies to show the sexuality of the characters, such the way the it is related to cultural stereotypes, how sometimes it gets far from them or how sometimes it reinforces them and also which strategies are used to bring about the experience of the characters as a national experience. The picture is show in a fragmentary notion, the characters moving about different places, from static and conservative positions towards a wider and more open posture in a process of growth and improvement. The narrative of the nation brings this same ambivalence of the character within a vision which presents the search for an certain ethic ideal. Symbolic tags of the national identity are brought back by the picture such the showing of the north-east region, the country land, as a representative territory of the nation, the qualities of a people, the projection of a lost dignity.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Comunicação (FAC)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2003.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/37602/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.