http://repositorio.unb.br/handle/10482/37519
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2019_GileadeCardosoSilva.pdf | 2,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Jogar, aprender e ensinar : ressignificação da matemática por estudantes de pedagogia |
Autor : | Silva, Gileade Cardoso |
Orientador(es):: | Sá, Antônio Villar Marques de |
Assunto:: | Jogos educativos - matemática Jogos - aprendizagem Matemática - aprendizagem e trabalho pedagógico Pedagogos - formação |
Fecha de publicación : | 16-abr-2020 |
Data de defesa:: | 16-ago-2019 |
Citación : | SILVA, Gileade Cardoso. Jogar, aprender e ensinar: ressignificação da matemática por estudantes de pedagogia. 2019. 187 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumen : | Esta investigação de mestrado em Educação, da linha de pesquisa Educação em Ciências e Matemática da Universidade de Brasília, teve por objetivo em apresentar respostas aos questionamentos: que sentidos subjetivos na aprendizagem matemática são produzidos na formação de estudantes de pedagogia em contextos de jogos matemáticos? Os jogos matemáticos podem contribuir para que o reconhecimento do ser matemático aconteça e assim favoreça a formação matemática do estudante de pedagogia? Portanto, analisamos o jogar como uma das possibilidades de ressignificação da matemática na formação inicial do pedagogo. Para tal, nos apoiamos em Muniz (2010, 2016) e Vergnaud (2009) para compreender o que vem a ser o jogo e suas implicações na produção de significados, esquemas e teoremas em ação. Com base em Freire (1996), Linell (2009), , Muniz (2009, 2014), Nacarato, Mengali e Passos (2009) e Valsiner (2012), discutimos o jogar como um meio de aprender e ensinar matemática através do diálogo e da constituição e reconhecimento do Ser Educador Matemático. O que o futuro professor que vai ensinar matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental sabe ou precisa saber? As respostas a essas perguntas foram respondidas e alinhadas, principalmente, com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Mas antes, discutimos no referencial epistemológico o que é aprender matemática, compreendendo acerca do contexto histórico (FIORENTINI, 1995) e das contribuições da psicologia (GONZÁLEZ REY, 2006). Então, buscamos investigar jogos matemáticos e produção de sentidos subjetivos na aprendizagem matemática na formação de estudantes de pedagogia no contexto da disciplina Atividades Lúdicas em Início de Escolarização. O lúdico foi configurado como objeto de estudo no segundo semestre de 2018, em um curso de Pedagogia em uma universidade pública federal da região Centro-Oeste do Brasil. A pesquisa participante foi de cunho qualitativo. Ao longo de dois meses, verificamos por meio de um questionário inicial, que significados a matemática tinha para 32 estudantes de pedagogia. Desenvolvemos jogos matemáticos para identificar as mudanças de significados inicialmente atribuídos à matemática. Além disso, elaboramos um instrumento de Produção Textual referente a cada jogo, a fim de que, pensassem e refletissem acerca das próprias ações em relação as possibilidades de aprendizagem matemática no jogo. Ao final, analisamos se houve ou não ressignificação do aprender e do ensinar matemática para os futuros professores, por meio de um questionário final. As evidências encontradas revelaram o quanto, através do jogar, significados, crenças, sentimentos e conceitos matemáticos podem ser ressignificados, de modo que, como afirmou uma de nossas colaboradoras: “pude ter a certeza que posso e quero mudar minha relação com a matemática, para que, a partir de mim mesma, isso possa ser transmitido às crianças”. As experiências ludomatemáticas marcaram os futuros professores com concepções de: eu preciso fazer diferente; “mais leve e não só explicação de exercícios no quadro”, pois “a ludicidade para mim torna a matemática mais agradável e fácil”. E eles perceberam, no jogar, as possibilidades de aprender matemática, uma matemática mais compreensível, em uma relação não mais de distanciamento, mas de proximidade. |
Abstract: | This Masters in Education investigation, from the Science and Mathematics group of the University of Brasília, through theoretical dialogue and its instruments and methodological procedures, aimed to answer the questions: what subjective meanings in mathematical learning are produced in early-years and primary teachers initial training through mathematical games? Can mathematical games contribute to the recognition of the future teacher as a mathematician and thus favour his/her mathematical training? Therefore, we see play as a means of mathematics re-signification for the future teacher. Through Muniz (2010, 2016) and Vergnaud (2009) we have aimed to understand what means play in mathematics and its implications for the production of meanings, and schemes and theorems in action. Based on Freire (1996), Linell (2009), Muniz (2009, 2014), Nacarato, Mengali and Passos (2009), Valsiner (2012), we discuss ‘play’ as a means of learning and teaching mathematics through dialogue, and the constitution and recognition of the Mathematical Educator. What does the teacher who will teach math in early-years and primary school know? But before that, we discuss what means to learn mathematics, focussing on some historical trend (FIORENTINI, 1995) and the contributions of psychology (GONZÁLEZ REY, 2006). The participant research, of qualitative nature, was conducted in the second semester of 2018, during one subject of the undergraduate course in Education at a federal university in the Mid-West of Brazil. Over the course of two months, we investigated what mathematics meant to the 32 students, through the initial questionnaire. In order to understand the meanings, concepts and schemes of mathematical thinking of the participants, we sought through the dialogue, through the activities and game played in each lesson, to analyse procedurally and organically the representations and solutions of problems present in the game. In addition, we developed an instrument for every Textual Production meeting we held, for each game, so that they could think and reflect about their own actions in relation to the possibilities of mathematical learning in that game. In other words, what subjective meanings were produced, so that in the end we could analyse whether there was a resignification of learning and teaching mathematics to those future teachers? For that, we prepared a final questionnaire. Learning and teaching mathematics are not, however, meant only for those who allow themselves to play the game, such as the future teachers who collaborated in this research, who through playing, meanings, beliefs, feelings and mathematical concepts were redefined. According to one of our collaborators, "I could be sure that I can and want to change my relationship with mathematics, so that I can transmit to my learners." The activities from this research changed teachers’ views as: I need to do it differently; "It needs to be lighter and not only explanation of exercises on the board," because "playing for me makes math more pleasant and easy." And they realised in playing the possibilities of learning mathematics, a mathematics that is more understandable, in a relationship of no more distance, but of proximity. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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