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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/37517
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Title: A invisibilização das estudantes negras no ensino público de Brasília e suas consequências sociais
Authors: Abreu, Lucélia de Jesus
Orientador(es):: Mella, José Luiz Villar
Assunto:: Mulheres negras - educação
Invisibilização negra
Decolonialidade
Educação libertadora
Afrodescendentes
Issue Date: 16-Apr-2020
Citation: ABREU, Lucélia de Jesus. A invisibilização das estudantes negras no ensino público de Brasília e suas consequências sociais. 2019. 140 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: A educação de qualidade tem sido no negligenciada, no Brasil, principalmente às mulheres negras em pleno século XXI, contribuindo para que as mesmas permaneçam sem possiblidade de ascensão social. Formam, portanto, público alvo da lei 10.639/2003, política pública afirmativa que busca promover a equidade aos afrodescendentes brasileiros, resgatando sua história na formação do Estado brasileiro e fortalecendo identidades. A presente pesquisa visa verificar o processo de invisibilização das alunas negras da Secretaria de Educação do Distrito Federal à luz da Lei 10.639/2003. Estaria essa lei contribuindo para diminuir a invisibilidade das alunas negras? E dessa forma transformando sua realidade social? A educação no Distrito Federal tem sido libertadora, preparando-as para uma sociedade ainda dominada pela ideologia colonial eurocêntrica que ao fazer a intersecção com o fator gênero e classe, delega às mulheres negras brasileiras os piores indicadores socioeconômicos, incluindo pobreza e violência? O presente estudo foi realizado a partir de uma pesquisa quantitativa para qualitativa. Por intermédio de pesquisa documental, observação e entrevistas com profissionais e jovens alunas das escolas públicas de ensino fundamental e médio da SEEDF de diferentes regiões administrativas, foram analisados os fatores que influenciam na eficiente implementação da Lei 10.639, refletindo na qualidade de ensino das alunas negras e consequentemente nos seus indicadores sociais. Foram utilizados, dentre outros autores: Sueli Carneiro (2003), Lélia Gonzales (1982), Kimberlé Crenshaw (2001), Bell Hooks (2015), Anibal Quijano (2005), Catherine Wash (2012), Patrícia Hill Colins (2016). A análise dos resultados obtidos demonstrou que existe na SEEDF racismo estrutural que traduz-se em invisibilização das alunas negras desde a matrícula na instituição educacional até no planejamento do professor que não aplica a lei 10.639 em sua atividade pedagógica de forma satisfatória. Ao final, foram formulados projetos interventivos que possam contribuir para modificar o contexto analisado.
Abstract: Quality education has been neglected, in Brazil, especially to black women in the 21st century, contributing to their lack of social advancement. They are, therefore, the target public of 10.639 / 2003 law, an affirmative public policy that seeks to promote equity for brazilian afro- descendants, rescuing their history in the formation of the Brazilian State and strengthening identities. The present research aims to verify the process of invisibilization of the black students of the Education Department in the capital of Brazil in light of 10.639 / 2003 law. Is this law helping to diminish the black girls' invisibility? And thus transforming their social reality? Education in the Federal District has been liberating, preparing them for a society still dominated by the eurocentric colonial ideology that, when it intersects with the gender and class factor, delegates to Brazilian black women the worst socioeconomic indicators, including violence and poverty? The present study was carried out from a quantitative to qualitative research. Through documentary research, observation and interviews with professionals and young students from the public elementary and secondary schools of SEEDF from different administrative regions, the factors that influenced the efficient implementation of 10,639 law were analyzed, which reflect on the quality of teaching black students and consequently in their social indicators. Among other authors, were specially mentioned: Sueli Carneiro (2003), Lélia Gonzales (1982), Kimberlé Crenshaw (2001), Bell Hooks (2015), Anibal Quijano (2005), Catherine Wash (2012), Patrícia Hill Colins (2016). The analysis of the results showed that there is a structural racism in SEEDF that translates into invisibility of black students from the enrollment in the educational institution to the planning of the teacher who does not apply law 10.639 in their educational activity satisfactorily After analyzing the results, intervention projects were formulated to contribute for modifications in the analyzed context.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
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