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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/37496
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Title: A competência de língua espanhola no Enem : a matriz de referência em contraste com documentos orientadores da educação brasileira para o Ensino Médio
Authors: Dias, Cleudivan Silva
Orientador(es):: Almeida Filho, José Carlos Paes de
Assunto:: Língua estrangeira
Avaliação de aprendizagem
Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
Educação em língua estrangeira
Língua espanhola - estudo e ensino
Diretrizes Curriculares Nacionais
Issue Date: 15-Apr-2020
Citation: DIAS, Cleudivan Silva. A competência de língua espanhola no Enem: a matriz de referência em contraste com documentos orientadores da educação brasileira para o Ensino Médio. 2019. 191 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: A pesquisa relatada nesta dissertação tem como objetivo identificar harmonia ou dissonância de conteúdo da Competência 2 (C2) de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias da Matriz de Referência Enem (MR) com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), de 1998, e os Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio (PCNEM), de 2000. Os princípios que trazem estes dois documentos orientadores estavam vigentes nos primeiros anos do Enem e também à época da reformulação do exame e do surgimento da MR, em 2009. Analisar tal relação se justifica em duas frentes. Por um lado, o fato de os documentos orientadores serem base para a construção das políticas educacionais, a orientação dos currículos das escolas, a elaboração de livros didáticos, a avaliação da qualidade da educação. Por outro lado, devido ao Enem se propor a atestar o desenvolvimento de habilidades, competências e conhecimentos adquiridos durante a educação básica pelos estudantes, fomentando a avaliação da qualidade do ensino médio e servindo principalmente como exame seletivo para o ensino superior. Aportes teóricos que fundamentam esta dissertação estão relacionados a avaliações externas como políticas públicas (AFONSO, 1998, 2012, 2013b; ALMEIDA FILHO; ERES FERNÁNDEZ, 2013; ARAUJO, 2017; FERNANDES, 2016; LUCKESI, 2005, 2011; KANASHIRO, 2012; SCARAMUCCI, 1998-1999, 2004, 2011; entre outros); relacionados a competências, enquanto capacidades cognitivas (ALMEIDA FILHO, 2012; PERRENOUD, 1999); a leitura e compreensão de textos (KLEIMAN, 2000, 2010; KOCH; ELIAS, 2009; SMITH, 1989); à Taxonomia de Objetivos Educacionais (BLOOM, 1976). Contribuem à fundamentação teórica, ainda, documentos oficiais emitidos pelo poder público brasileiro. Esta dissertação é resultado de uma pesquisa de natureza qualitativa, na modalidade estudo de caso. Realizou-se a coleta de registros por análise documental (BARDIN, 1977; LAVILLE; DIONNE, 1999; LÜDKE; ANDRÉ, 2015). Na análise dos dados se realizou a análise de conteúdo (BARDIN, 1977; CHIZZOTTI, 1995; LAVILLE, DIONNE, 1999) daquelas que se consolidaram como unidades mínimas de sentido (a C2 e suas habilidades), o que envolveu, entre outras coisas, o estudo de como essas capacidades são desenvolvidas em itens de provas de língua espanhola. As unidades foram cotejadas com quatro elementos essenciais das DCNEM e dos PCNEM: a interdisciplinaridade, a contextualização, a base nacional comum e a parte diversificada dos currículos. Os resultados da pesquisa evidenciaram que há dissonância entre aquilo que é proposto na MR como capacidades cognitivas de língua espanhola e o conteúdo das DCNEM e dos PCNEM. Isto porque a C2 e suas habilidades se mostram um pequeno recorte do que é proposto pelos documentos orientadores da educação. Frente aos resultados, como conclusão, propõem-se ações no sentido de promover uma avaliação efetiva do ensino médio, com perspectiva holística e sistêmica e que supere a prática hodierna de apenas examinar estudantes. Salienta-se a necessidade de criação de níveis de desempenho para o ensino médio, de uma nova matriz de referência e de um novo modelo de provas que reflitam os desafios reais do mundo do trabalho, do exercício da cidadania e dos estudos posteriores. Além disso, deve-se assegurar que a avaliação viabilize a melhoria dos resultados adquiridos, para assim ser completa.
Abstract: The research reported in this dissertation aims to identify harmony or content dissonance of the Enem Reference Matrix (MR) of Competence 2 (C2) of Languages, Codes and their Technologies with the National High School Curriculum Guidelines (DCNEM), 1998, and the National Curriculum Parameters - High School (PCNEM), 2000. The principles in these two guiding documents were in force in the early years of Enem as well as at the time of the reformulation of the examination and the emergence of the MR in 2009. Analyzing such relationship is justified on two fronts. On the one hand, the fact that the guiding documents are the basis for the construction of educational policies, the orientation of school curricula, the elaboration of textbooks, and the evaluation of the quality of education. On the other hand, because Enem proposes to attest the development of skills, competences and knowledge acquired by the students during the basic education, promoting the evaluation of the quality of the high school and serving mainly as a selective exam for higher education. Theoretical contributions that support this dissertation are related to external evaluations as public policies (AFONSO, 1998, 2012, 2013b; ALMEIDA FILHO; ERES FERNÁNDEZ, 2013; ARAUJO, 2017; FERNANDES, 2016; LUCKESI, 2005, 2011; KANASHIRO, 2012; SCARAMUCCI, 1998-1999, 2004, 2011; among others); related to skills as cognitive skills (ALMEIDA FILHO, 2012; PERRENOUD, 1999); to Reading and Reading Comprehension (KLEIMAN, 2000, 2010; KOCH; ELIAS, 2009; SMITH, 1989); to the Taxonomy of Educational Objectives (BLOOM, 1976). Official documents issued by the Brazilian public power also contribute to the theoretical foundation. This dissertation is the result of a qualitative research, in the case study mode. Records were collected by document analysis (BARDIN, 1977; LAVILLE; DIONNE, 1999; LÜDKE; ANDRÉ, 2015). In the data analysis the content analysis was performed (BARDIN, 1977; CHIZZOTTI, 1995; LAVILLE, DIONNE, 1999) on what have been consolidated as minimal units of meaning (C2 and its skills), which involved, among other things, the study of how these skills are developed in Spanish language test items. The units were compared with four essential elements of DCNEM and PCNEM: interdisciplinarity, contextualization, the national common curricular base and the diverse part of the curricula. The research results showed that there is dissonance between what is proposed in RM as Spanish language cognitive skills and the content of DCNEM and PCNEM. This is because C2 and its skills are a small outline of what is proposed by the guidance documents of education. In view of the results, as a conclusion, actions are proposed to promote an effective evaluation of the performance of high schools, with a holistic and systemic perspective and that surpasses the current practice of only examining students. We stress the need of creating levels of performance for high schools, a new reference matrix and a new model of tests that reflect the real challenges of the world of work, the exercise of citizenship and subsequent studies. In addition, it must be ensured that the evaluation makes it possible to improve the acquired results in order to be complete.
Resumen: La investigación presentada en esta disertación tiene como objetivo identificar la armonía o la disonancia de contenido de la Competencia 2 (C2) de Lenguajes, Códigos y sus Tecnologías de la Matriz de Referencia (MR) del Examen Nacional de la Enseñanza Media (Enem) con las Directrices Curriculares Nacionales para la Enseñanza Media (DCNEM), de 1998, y los Parámetros Curriculares Nacionales–Enseñanza Media (PCNEM), de 2000. En los primeros años del Enem estos dos documentos orientadores ya estaban vigentes y lo seguían estando cuando el examen fue reestructurado y surge la MR, en 2009. Analizar esa relación se justifica a partir de dos puntos. Por un lado, por el hecho de que los documentos orientadores son base para: la construcción de las políticas educacionales, la orientación del currículo de las escuelas, la elaboración de libros escolares, la evaluación de la calidad de la educación. Por otro lado, el segundo punto: el Enem se propone a comprobar el desarrollo de habilidades, competencias y conocimientos adquiridos durante la educación básica por los estudiantes, sirviendo como examen selectivo para cursos superiores y contribuyendo con datos que pueden conducir a una evaluación de la calidad de la enseñanza media. Teorías que fundamentan esta disertación están relacionadas a evaluaciones externas como políticas públicas (AFONSO, 1998, 2012, 2013b; ALMEIDA FILHO; ERES FERNÁNDEZ, 2013; ARAUJO, 2017; FERNANDES, 2016; LUCKESI, 2005, 2011; KANASHIRO, 2012; SCARAMUCCI, 1998-1999, 2004, 2011; etc.); relacionados a competencias (capacidades cognitivas) (ALMEIDA FILHO, 2012; PERRENOUD, 1999); la lectura y comprensión de textos (KLEIMAN, 2000, 2010; KOCH; ELIAS, 2009; SMITH, 1989); y a la Taxonomía de Objetivos de la Educación (BLOOM, 1976). También contribuyen a la fundamentación teórica algunos documentos oficiales publicados por el gobierno brasilero. Esta disertación es resultado de una investigación cualitativa, en la modalidad estudio de caso. Los registros fueron recopilados mediante análisis documental (BARDIN, 1977; LAVILLE; DIONNE, 1999; LÜDKE; ANDRÉ, 2015). En el análisis de los datos, se realizó el análisis de contenido (BARDIN, 1977; CHIZZOTTI, 1995; LAVILLE, DIONNE, 1999) de aquellas que se presentaron como las unidades de sentido (la C2 e sus habilidades), lo que involucró, entre otras cosas, un estudio de cómo esas capacidades se presentan en ítems de pruebas de lengua española. Las unidades fueron cotejadas con cuatro elementos esenciales de las DCNEM y de los PCNEM: la interdisciplinaridad, la contextualización, la base nacional común y la parte diversificada de los programas. Los resultados de la investigación demuestran que existe disonancia entre lo que está propuesto en la MR como capacidades cognitivas de lenguas extranjeras y el contenido de las DCNEM y de los PCNEM. Esto se debe a que la C2 y sus habilidades se muestran apenas un pequeño recorte de lo que proponen los documentos orientadores de la educación. Como conclusión, se proponen acciones que promuevan una evaluación más real de la enseñanza media, con perspectiva holística y sistémica y que supere la práctica actual, con la que evaluación externa es entendida como el acto de involucrar a los estudiantes en responder exámenes. Se destaca la necesidad de creación de niveles de desarrollo para la enseñanza media, de una nueva matriz de referencia y de un nuevo modelo de pruebas que reflejen los retos del mundo del trabajo, del ejercicio de la ciudadanía y de la educación superior. También es necesario asegurar que la evaluación permita la mejora de los resultados obtenidos.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2019.
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