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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/37449
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Title: Intenção do comportamento seguro do ciclista em rodovias em áreas urbanizadas
Other Titles: Safe cyclist behavior in roads in urbanized areas
Authors: Ortolani, Giseli Aparecida
metadata.dc.contributor.email: gi.ortolani@gmail.com
Orientador(es):: Jacques, Maria Alice Prudêncio
Assunto:: Ciclistas
Ciclistas - acidentes
Acidentes de trânsito - prevenção
Teoria do comportamento planejado
Segurança de trânsito
Issue Date: 13-Apr-2020
Citation: ORTOLANI, Giseli Aparecida. Intenção do comportamento seguro do ciclista em rodovias em áreas urbanizadas. 2019. vii, 167 f., il. Tese (Doutorado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: Os acidentes com ciclistas apresentam elevado grau de letalidade, especialmente quando ocorrem em rodovias inseridas em áreas urbanizadas. Visando reduzir a ocorrência desse tipo de acidente, o ciclista tem sido instado a adotar um comportamento seguro no trânsito, e os órgãos gestores a promover e assegurar esse comportamento, que não é claramente definido na literatura técnica consultada. Neste sentido o objetivo deste trabalho é definir o conceito de comportamento seguro dos ciclistas em rodovias inseridas em áreas urbanizadas e identificar os elementos que afetam a intenção dos ciclistas em adotar esse comportamento. A conceituação de comportamento seguro do ciclista é extremamente importante para que técnicos e usuários possam interagir de modo efetivo na sua promoção e prática advindo de um entendimento comum sobre o tema e da caracterização do comportamento seguro dos ciclistas. Para a definição do conceito foi utilizado o método de Delphi e realizada a pesquisa com dois grupos: ciclistas e planejadores. Com a definição do conceito foi possível analisar e modelar a intenção do ciclista em adotar esse tipo de comportamento na circulação em rodovias inseridas em áreas urbanizadas de modo a identificar os fatores intervenientes. Para efeito da modelagem, foi utilizada a Teoria do Comportamento Planejado (TCP), proposta por Ajzen (1985 e 1991). Foram aplicados questionários com ciclistas, pela internet e presenciais. A partir dos resultados foi utilizada a regressão múltipla para a modelagem da intenção do comportamento seguro. O resultado da definição do conceito poderá contribuir com o trabalho dos órgãos gestores no que tange a priorização de ações de intervenção nas rodovias. Após a calibração do modelo da intenção de comportamento seguro foi possível a identificação de fatores que afetam essa intenção no caso de ciclistas que circulam em trechos urbanos de rodovias federais (amostra presencial) e de ciclistas que utilizam diferentes tipos de rodovias (amostra internet). Por fim, observou-se que a Norma Social e o Controle Percebido são os principais construtos da TCP que afetam a intenção de comportamento seguro do ciclista nos dois grupos entrevistados e que o hábito não influencia na intenção do comportamento para este público.
Abstract: Cyclist accidents have a high degree of lethality, especially when they occur on highways inserted in urbanized areas. In order to reduce the occurrence of this type of accident, the cyclist has been urged to adopt a safe behavior in traffic, and the government management to promote and ensure this behavior, which is not clearly defined in the technical literature consulted. The objective of this research is to define the concept of safe behavior of cyclists on highways inserted in urbanized areas and to identify the elements that affect the intention of cyclists to adopt this behavior. The conception of cyclist's safe behavior is extremely important so that technicians and users can interact effectively in their promotion and practice coming from a common understanding on the theme and the characterization of the cyclists' safe behavior. For the definition of the concept the Delphi method was used and the research was carried out with two groups: cyclists and planners. With the definition of the concept it was possible to analyze and model the intention of the cyclist to adopt this type of behavior in the circulation in highways inserted in urbanized areas in order to identify the intervening factors. For the purpose of modeling, we used the Theory of Planned Behavior (TPB), proposed by Ajzen (1985 and 1991). Questionnaires were applied to cyclists, both internet and in person. From the results, multiple regression was used to model the intention of the safe behavior. The result of the definition of the concept may contribute to the work of the management bodies in relation to the prioritization of intervention actions on the highways. After the calibration of the intention model of safe behavior, it was possible to identify factors that affect this intention in the case of cyclists that circulate in urban stretches of federal highways (in-person sample) and cyclists using different types of highways (internet sample). Finally, it was observed that the Social Norms and Perceived Control are the main constructs of TPB that affect the intention of the cyclist's safe behavior in the two groups interviewed and that the habit does not influence the intention of the behavior for this public.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Transportes
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
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