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Título: Júri simulado como estratégia lúdica para o desenvolvimento do protagonismo e da autonomia por alunos do ensino médio do Distrito Federal
Autor(es): Medeiros, Alessandra Martino Ramos de
Orientador(es): Garcia, Lenise Aparecida Martins
Assunto: Genética forense
Biotecnologia
Aprendizagem lúdica
Biologia - estudo e ensino
Metodologia de ensino
Data de publicação: 6-Abr-2020
Referência: MEDEIROS, Alessandra Martino Ramos de. Júri simulado como estratégia lúdica para o desenvolvimento do protagonismo e da autonomia por alunos do ensino médio do Distrito Federal. 2019. 150 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Na Biologia, percebemos que determinados conteúdos programáticos exigem a exposição prática e lúdica para sua compreensão. O professor deve demonstrar criatividade ao planejar a metodologia que contemplará a participação ativa do educando, bem como a apreensão dessas abordagens, tendo a contextualização de situação-problema como norteadora desse processo. A presente pesquisa analisou as contribuições da aplicação do júri simulado como atividade lúdica para a promoção da autonomia e do protagonismo dos alunos do 3º ano do ensino médio para a aprendizagem de genética forense, na perspectiva da biotecnologia. Essa estratégia teve ainda a intenção de minimizar as dificuldades da abstração de conceitos da genética que devem ser trabalhados na referida série. A proposta foi aplicada em quatro turmas de uma escola pública situada no Recanto das Emas - DF. Os alunos foram divididos em equipes, nas quais cada um assumiu determinado papel no júri simulado, além de haver o notório apoio de um líder do grupo para facilitar a comunicação com os outros alunos e com a professora-pesquisadora. Algumas atividades antecederam as apresentações, quais foram: apresentação do projeto júri simulado; aulão interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Biologia, História, Filosofia e Língua Portuguesa, que contribuíram com esclarecimentos a respeito dos regimes militares do Brasil e da Argentina, contextualizando, dessa forma, o caso fictício do júri simulado; sugestão de séries de TV para verificarem o trabalho dos cientistas e investigadores forenses; palestras temáticas com profissionais das áreas de Direito e Biologia. Percebemos a educação por projetos, trabalho interdisciplinar e maior envolvimento dos alunos como metodologias ativas eficientes para o aprendizado. Foram escolhidos, como instrumentos de análise e investigação quantitativa-qualitativa, o diário de bordo (individual e coletivo) elaborado pelos alunos e pela professora-pesquisadora, bem como os relatos do grupo de discussão. A pesquisa viabilizou a confirmação do desenvolvimento do protagonismo e autonomia, possibilitou a apreensão do conteúdo de genética forense na perspectiva da biotecnologia, além de ratificar a contribuição lúdica do júri simulado para o ensino.
Abstract: In Biology, it is possible to notice that some subjects demand, to their considerable understanding, the practical and playful exposition. To do such thing in a school context, the teacher needs to demonstrate creativity to plan the correct methodology that may stimulate students’ active participation on the matter, as well as it may imply the correct apprehension towards these types of approach, by considering the concrete cases, which might be capable of guide the learning process of the scholars. The aim of the present study is indicate the contributions of the enforcement of a simulated jury as a playful activity used in a school environment, in order to encourage high school students develop their independency in the academic life routine, such as their proactive attitudes in the genetic and forensic studies, considering a biotechnology perspective. Furthermore, it is crucial to consider, in the actual method, the intention of minimizing the difficulties that may appear on the process of abstracting the application of genetics knowledge by senior year students. That being said, the purpose of this paper work is applying the study in analysis on four classes of a public school located in Recanto das Emas – DF. Therefore, the pupils were divided in groups, in which each one of the them were prepared to take a party in the simulated jury system and in addition there was designated one leading role to establish an easier communication amongst the students and the research professor. For that matter, it was adopted the quantitative and qualitative methodology in order to achieve the main goals of the activities enrolled by this master’s thesis, identified as: presentation of the simulated jury’s project to the school community in which it would be applied; interdisciplinary approaches according to Biology, History, Philosophy and Portuguese subjects, that were deeply necessary in the contextualization towards the military dictatorship that took place in Brazil and in Argentina, considered the basic concept used to build concrete cases for the simulated jury; TV shows suggestions (especially CSI, Bones and Dexter) to get the idea of the work performed by forensic scientists and criminal investigators; and finally, talks promoted by Law and Biology professionals. As a result, it was genuinely verified that the methods used in the research were remarkably efficient to students’ learning process. In order to analyze and investigate the progress of the project, the students and the research professor needed to write a “log” or a diary containing not only the facts happened during the activities practiced but the discussions promoted by the group about the whole proposal. Thus, the research made possible the confirmation of the aforementioned thesis about the development of students’ independency in their academic life routine, such as their proactiveness in school assignments, also it made possible the considerable subject apprehension about genetics and forensic studies pursued by the biotechnology perspective, and likewise it made possible ascertain the playful contribution of the simulated jury in scholars’ education.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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