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Título: Educação ambiental : construção participativa de um programa para resíduos sólidos
Autor(es): Lopes, Ana Cláudia Rodrigues Duarte
Orientador(es): Ferreira, Maria Fernanda Nince
Assunto: Educação ambiental
Resíduos sólidos - aspectos ambientais
Práticas pedagógicas
Educação participativa
Data de publicação: 6-Abr-2020
Referência: LOPES, Ana Cláudia Rodrigues Duarte. Educação ambiental: construção participativa de um programa para resíduos sólidos. 2019. 71 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A Educação Ambiental (EA) é regida por uma série de normativas como a Lei Federal no 9795/1999 de 27/4/99, que dispõe sobre a educação ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental, pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de 1997 e mais recentemente esse tema foi ratificado na Base Nacional Comum Curricular. Esses documentos destacam a importância da educação ambiental na formação do indivíduo e sua relação com meio ambiente, o espírito crítico das discussões relativas ao tema, e a necessidade de ações conjugadas a outras áreas de ensino formal. Todas estas são características das práticas pedagógicas que envolvem a problemática ambiental. Nas escolas, assim como em outros locais, a geração de resíduos sólidos é uma das fontes de lixo, cujo tratamento e disposição está regido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituído pela Lei No 12.305, de 2 de agosto de 2010. Assim, o objetivo desse trabalho foi utilizar o ambiente escolar, através de uma construção participativa, como fonte de conscientização e reflexão, a fim de obter uma mudança comportamental dos estudantes, incentivando a prática de atos responsáveis com o meio ambiente, e tornando-os multiplicadores desses atos. O plano de atividades foi desenvolvido durante reuniões e conversas informais com a equipe pedagógica. Ao longo do desenvolvimento do projeto foram realizadas várias atividades com caráter reflexivo, como oficinas de reciclagem, palestras e discussões teóricas sobres problemas ambientais. A coleta de dados ocorreu por meio da pesquisa qualitativa, pela análise de narrativas, a qual permite maior proximidade do pesquisador com os sujeitos envolvidos na pesquisa. Foram produzidas também, com a metodologia participativa, duas sequências didáticas multidisciplinares, com abordagem investigativa. Boa parte da equipe pedagógica se empenhou em participar e contribuir para o desenvolvimento deste trabalho, porém alguns professores não se disponibilizaram. Com a análise das narrativas dos alunos foi possível concluir que as atividades desenvolvidas promoveram uma reflexão dos mesmos em relação aos hábitos e atitudes com o meio ambiente, já que eles se manifestaram quanto a importância, a necessidade e a pretensão de mudança de hábitos relativos à produção de lixo.
Abstract: Environmental Education (EA) is governed by a series of regulations, such as Federal Law 9795/1999 of 04/27/99, which deals with environmental education and establishes the National Environmental Education Policy, National Curricular Parameters of 1997 and more recently this topic was ratified in the National Curricular Common Base. These documents emphasize the importance of training the individual and his relationship with the environment, the critical spirit of the discussions on the subject, and the need for action in conjunction with other areas of formal education. All these are characteristics of the pedagogical practices that involve the environmental problematic. In schools as elsewhere, solid waste generation is one of the sources of waste, whose treatment and disposal is governed by the National Solid Waste Policy, instituted by Law No. 12,305, of August 2, 2010. Thus, the objective of this work was to use the school environment, through a participatory construction, as a source of awareness and reflection, in order to achieve a behavioral change of the students, encouraging the practice of responsible acts with the environment, and making them multipliers of these acts. The plan of activities was developed during meetings and informal conversations with the pedagogical team. Throughout the development of the project several activities were carried out with reflective character, such as recycling workshops, lectures and theoretical discussions about environmental problems. The data collection took place through the qualitative research, through the analysis of narratives, which allows greater proximity of the researcher as the subjects involved in the research. Two multidisciplinary didactic sequences with a research approach were also produced using the participatory methodology. Much of the pedagogical team was committed to participate and contribute to the development of this work, but some teachers did not become available. With the analysis of the students' narratives, it was possible to conclude that the activities developed promoted a reflection on the habits and attitudes towards the environment, as they expressed their importance, the necessity and the pretension to change habits related to the environment waste production.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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