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2019_DanielaSetúbalSantosLima.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorEuzébio, Umberto-
dc.contributor.authorLima, Daniela Setúbal Santos-
dc.date.accessioned2020-04-03T15:20:38Z-
dc.date.available2020-04-03T15:20:38Z-
dc.date.issued2020-03-03-
dc.date.submitted2019-07-15-
dc.identifier.citationLIMA, Daniela Setúbal Santos. Implementação de políticas públicas para refugiados: o ensino do Português como língua de acolhimento no Distrito Federal. 2019. 154 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37323-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA mobilidade é um processo natural ao homem e as razões para o deslocamento são registradas desde a antiguidade. Este processo pode ser de natureza espontânea ou forçada e se justifica pela busca de melhorias das condições para subsistência. No Brasil, os marcos legais para integração e acolhimento dos imigrantes e refugiados foram constituídos em consonância com as prescrições da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) e do Protocolo Relativo ao Estatuto dos Refugiados (1967). Uma das dificuldades reconhecidas e estudadas como impedimento para o refugiado integrar-se ao país que lhe acolhe é a barreira linguística. No contexto migratório e as situações de vulnerabilidade que cercam as pessoas que migram, o ensino da língua na perspectiva do acolhimento busca a promoção das relações interculturais, além da competência linguística, o que pode possibilitar a ressignificação de identidades e fomentar o sentimento de pertença. Nesse sentido, atores estatais e não-estatais assistem aos refugiados que elegeram o Distrito Federal brasileiro como lugar de moradia, para tanto, atuam no ensino do Português como língua de acolhimento (PLAc). Este estudo analisou o processo de coordenação entre os atores que atuam diretamente ou indiretamente nos projetos de ensino do PLAc. A abordagem utilizada foi quali-quantitativa: exploratória e descritiva quanto aos seus objetivos, análise documental e entrevistas semiestruturadas quanto às fontes de coleta de dados. Para o tratamento dos dados foi utilizada a análise de conteúdo e os aportes teóricos sobre implementação de políticas públicas e a interpretação da escola francesa sobre os instrumentos da ação pública. Constatou-se que as políticas desenvolvidas para acolhida dos refugiados no Distrito Federal são resultantes da conjugação dos elementos das ações públicas realizadas pelo o Estado, organismos internacionais e a Sociedade Civil.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleImplementação de políticas públicas para refugiados : o ensino do Português como língua de acolhimento no Distrito Federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas - avaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordRefugiados - acolhimentopt_BR
dc.subject.keywordLíngua portuguesapt_BR
dc.subject.keywordLíngua de acolhimentopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The mobility is a natural process for man and the reasons for displacement have been recorded since ancient times. This process can be of spontaneous or forced nature and it ́s justified by the pursuit of improvements in livelihood conditions. In Brazil, legal frameworks for receiving immigrants and refugees were established following the provisions of the Universal Declaration of Human Rights (1948) and the Protocol on the Status of Refugees (1967). One of the difficulties recognized and studied as an impediment for the refugee to integrate with the host country is the linguistic barrier is accepted. In the migratory context under the situations of vulnerability that surround them as migrant people, the language teaching in a host perspective seeks to promote intercultural relations, in addition to linguistic competence, which may allow the resignification of identities and foster a sense of belonging. In this regard, the state and non-state actors assist refugees that elected the Brazilian Federal District as their place of residence, for that matter, teaching Portuguese as a host language (PHL). This study analyzed the process of coordination among the actors that act directly or indirectly in the PHL teaching projects. The approach was qualitative and quantitative: exploratory and descriptive as to its objectives, documentary analysis and semi-structured interviews concerning the data collection. For the data treatment, it was used the content analysis and the theoretical inputs about the implementation of public policies and the interpretation of the French school on the instruments of public action. It was seen that the policies created to receive refugees in the Federal District result of the combination of elements of public actions carried out by the State, international organizations and civil society.pt_BR
dc.description.unidadeCentro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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