Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/37244
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LucasFreitasPereiraCarneiro.pdf4,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Entre quadrinhos, teorias e histórias : uma proposta de abordagem contextual no ensino da herança mendeliana
Autor(es): Carneiro, Lucas Freitas Pereira
Orientador(es): Guimarães, Maria de Nazaré Klautau
Coorientador(es): Rotta, Jeane Cristina Gomes
Assunto: Genética - estudo e ensino
Ensino de ciências
Ludicidade
Histórias em quadrinhos
Data de publicação: 30-Mar-2020
Referência: CARNEIRO, Lucas Freitas Pereira. Entre quadrinhos, teorias e histórias: uma proposta de abordagem contextual no ensino da herança mendeliana. 2019. 189 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O ensino de ciências tem passado por uma crise que pode ser caracterizada pela dificuldade dos estudantes em compreenderem conceitos científicos, pelas imagens errôneas sobre o que é ciência e como são os cientistas apresentadas por estudantes e professores, assim como pela baixo índice de motivação e alto índice de evasão nos cursos de ciências. Nesse sentido, a reaproximação da História, Filosofia e Sociologia da Ciência ao ensino de ciências, nas chamadas abordagens contextuais, é apontada como benéfica para diminuir essa crise, visto que isso permite uma melhor compreensão de conceitos científicos e da natureza da ciência. O ensino de Genética não é uma exceção a esse problema apresentado, em especial no que diz respeito ao ensino de História da Genética. Além disso, é preciso superar o predomínio em sala de aula de abordagens que priorizem apenas a transmissão de conceitos de forma expositiva. Portanto, a dimensão da ludicidade pode ser considerada para criar um ambiente educacional motivador e promotor da aprendizagem, promovido pela inserção da linguagem artística por meios das histórias em quadrinhos (HQs). A partir dessa perspectiva, desenvolvemos uma sequência didática no contexto de formação de professores em uma disciplina optativa do curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Faculdade UnB Planaltina (FUP) que visou realizar uma abordagem contextual sobre “História da Genética – herança mendeliana”, na qual alguns episódios históricos foram discutidos e serviram de base para reflexões sobre problemas históricos e filosóficos na ciência. Além disso, foram utilizadas HQs instigadoras, elaboradas por um dos autores desse trabalho, para nortear discussões sobre o tema, assim como os participantes da disciplina foram estimulados a criar suas próprias HQs para expor e discutir suas ideias. A partir da análise foi possível perceber que a sequência didática favoreceu a compreensão de temas de História da Genética e natureza da ciência por meio de atividades dinâmicas e participativas que favoreceram a ludicidade no ambiente educacional.
Abstract: Science education has undergone a crisis that is characterized by the student's difficulty in understanding scientific concepts, by the erroneous images about what is science and how are the scientists presented by students and teachers, as well as by the low index of motivation and high index of avoidance in science courses. In this sense, the rapprochement of History, Philosophy and Sociology of Science to science education in the so-called contextual approaches is indicated as something beneficial to reduce this crisis, since it allows a better understanding of scientific concepts and the nature of science. The Genetics teaching is no exception to this problem, especially regarding the teaching of the History of Genetics. In addition, it is necessary to overcome the predominance in the classroom of approaches that prioritize only the transmission of concepts in an expositive way. The dimension of playfulness must be considered in order to create a motivating educational environment that promotes learning, which can be promoted by the insertion of the artistic language by comics. From this perspective, we developed a didactic sequence in the context of teacher training in an optional course of the Graduation in Natural Sciences of the UnB Planaltina College (FUP), which aimed to carry out a contextual approach on "History of Genetics - Mendelian inheritance " in which some historical episodes were discussed and served as the basis for reflections on historical and philosophical problems in science. In addition, instigating comics elaborated by the authors of this work were used to guide discussions about the theme, as well as the participants were encouraged to create their own comics to expose and discuss their ideas. The didactic sequence support the understanding of Genetics History and science nature through dynamic and participatory activities that support playfulness in the educational environment.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.