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Título: Metafísica da substância e identidade de gênero : uma leitura dos livros didáticos de filosofia
Autor(es): Sousa, Lana Ellen Tavares de
Orientador(es): Gontijo, Pedro Egnaldo
Assunto: Filosofia feminina
Livros didáticos - avaliação educacional
Representatividade feminina
Metafísica da substância
Data de publicação: 30-Mar-2020
Referência: SOUSA, Lana Ellen Tavares de. Metafísica da substância e identidade de gênero: uma leitura dos livros didáticos de filosofia. 2019. 87 f., il. Dissertação (Mestrado em Metafísica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A presente pesquisa partiu da análise da presença na sociedade ocidental contemporânea de uma metafísica da substância, onde por maior que sejam as dificuldades, as mulheres contribuem e contribuíram para a elaboração do pensamento racional. No entanto, analisa-se que essa metafísica da substância percorre a tradição filosófica e é expressa por muitos filósofos, sendo a “filosofia feminina” poucas vezes estudada e reconhecida por suas teorias. Assim, preocupando-se em promover a construção de novos olhares acerca da temática “filosofia e mulheres” e sobre o ente feminino em linhas gerais, a presente pesquisa faz interface entre filosofia e educação. Tal interface viu-se pontualmente possibilitada pela utilização dos livros didáticos do ensino médio, no que se refere ao silenciamento das filósofas, perpassando por resquícios sociológicos e históricos que englobam um problema ontológico de significação fixada, assim como o entendimento a priori que, o ser se apresenta em múltiplas formas, cujo debate transita por questões acerca da perspectiva mitológica a contemporaneidade, analisa a palavra, a forma e a imagem do feminino, assim como se atenta à “aniquilação simbólica da mulher” no filosofar, a fim de pensar e repensar “As mulheres e a Filosofia” como tema genuinamente filosófico. Para tanto, observou-se a metafisica da substância a qual os atributos do sujeito não devem ser postos como “categorias naturais” e notou-se como questões do privado refletem em cobranças de uma identidade “aprovada” socialmente devido a um efeito estético da ideia construída sobre o “ser-mulher”. Para isso pretendeu-se por um lado revisitar a participação das filósofas a partir das contribuições do feminismo na construção do pensamento filosófico; e, por outro lado, investigar através da análise de alguns livros didáticos de Filosofia, disponibilizados pelo Ministério da Educação para as escolas públicas brasileiras aprovados no Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, se os conteúdos escolares da disciplina de Filosofia refletem a invisibilidade que as filósofas sofreram ao longo da história. Por fim a partir de algumas questões se verificou a reprodução dessa metafísica da substância não afirmada, mas expressa na forma como trata a presença feminina nos textos didáticos disponíveis nos livros da disciplina para o Ensino Médio.
Abstract: The present research starts from the analysis of the presence in contemporary western society of a metaphysics of substance where, however difficult the difficulties are, women contribute and contribute to the elaboration of rational thought. However, it is analyzed that this metaphysics of the substance goes through the philosophical tradition and is expressed by many philosophers, being the "feminine philosophy" rarely studied and recognized by its theories. Thus, in order to promote the construction of new perspectives on the theme "philosophy and women" and on the feminine entity in general lines, the present research interfaces philosophy and education, punctually with high school textbooks in what refers to the silencing of philosophers, permeated by sociological and historical remnants that encompass an ontological problem of fixed meaning, as well as the a priori understanding that, being manifested in multiple forms, whose debate transitions through questions about the mythological perspective of contemporaneity, analyzes the word, form and image of the feminine, as well as attentive to the "symbolic annihilation of women" in philosophizing, in order to think and rethink "Women and Philosophy" as a genuinely philosophical theme. In order to do so, one observes the metaphysics of the substance to which the attributes of the subject should not be placed as "natural categories" and perceived as questions of the private reflect in the collections of a socially "approved" identity due to an aesthetic effect of the idea built on the "being-woman". To this end, it is intended to revisit the participation of philosophers from the contributions of feminism in the construction of philosophical thought; and on the other hand, to investigate through the analysis of some didactic books of Philosophy provided by the Ministry of Education to the Brazilian public schools approved in the National Program of Didactic Book - PNLD, if the school contents of the discipline of Philosophy reflect the invisibility that the philosophers have suffered throughout history. Finally, from some questions will be verified the reproduction of this metaphysics of the substance not affirmed, but expressed in the way it treats the feminine presence in the didactic texts available in the books of the discipline for High School.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília,Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Metafísica, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Metafísica
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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