Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gontijo, Pedro Egnaldo | - |
dc.contributor.author | Sousa, Lana Ellen Tavares de | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-30T20:00:59Z | - |
dc.date.available | 2020-03-30T20:00:59Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-30 | - |
dc.date.submitted | 2019-08-13 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Lana Ellen Tavares de. Metafísica da substância e identidade de gênero: uma leitura dos livros didáticos de filosofia. 2019. 87 f., il. Dissertação (Mestrado em Metafísica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37234 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília,Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Metafísica, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa partiu da análise da presença na sociedade ocidental
contemporânea de uma metafísica da substância, onde por maior que sejam as
dificuldades, as mulheres contribuem e contribuíram para a elaboração do pensamento
racional. No entanto, analisa-se que essa metafísica da substância percorre a tradição
filosófica e é expressa por muitos filósofos, sendo a “filosofia feminina” poucas vezes
estudada e reconhecida por suas teorias.
Assim, preocupando-se em promover a construção de novos olhares acerca da
temática “filosofia e mulheres” e sobre o ente feminino em linhas gerais, a presente
pesquisa faz interface entre filosofia e educação. Tal interface viu-se pontualmente
possibilitada pela utilização dos livros didáticos do ensino médio, no que se refere ao
silenciamento das filósofas, perpassando por resquícios sociológicos e históricos que
englobam um problema ontológico de significação fixada, assim como o entendimento
a priori que, o ser se apresenta em múltiplas formas, cujo debate transita por questões
acerca da perspectiva mitológica a contemporaneidade, analisa a palavra, a forma e a
imagem do feminino, assim como se atenta à “aniquilação simbólica da mulher” no
filosofar, a fim de pensar e repensar “As mulheres e a Filosofia” como tema
genuinamente filosófico.
Para tanto, observou-se a metafisica da substância a qual os atributos do sujeito
não devem ser postos como “categorias naturais” e notou-se como questões do privado
refletem em cobranças de uma identidade “aprovada” socialmente devido a um efeito
estético da ideia construída sobre o “ser-mulher”.
Para isso pretendeu-se por um lado revisitar a participação das filósofas a partir
das contribuições do feminismo na construção do pensamento filosófico; e, por outro
lado, investigar através da análise de alguns livros didáticos de Filosofia,
disponibilizados pelo Ministério da Educação para as escolas públicas brasileiras
aprovados no Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, se os conteúdos escolares
da disciplina de Filosofia refletem a invisibilidade que as filósofas sofreram ao longo da
história.
Por fim a partir de algumas questões se verificou a reprodução dessa metafísica
da substância não afirmada, mas expressa na forma como trata a presença feminina nos
textos didáticos disponíveis nos livros da disciplina para o Ensino Médio. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Metafísica da substância e identidade de gênero : uma leitura dos livros didáticos de filosofia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Filosofia feminina | pt_BR |
dc.subject.keyword | Livros didáticos - avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Representatividade feminina | pt_BR |
dc.subject.keyword | Metafísica da substância | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present research starts from the analysis of the presence in contemporary
western society of a metaphysics of substance where, however difficult the difficulties
are, women contribute and contribute to the elaboration of rational thought. However, it
is analyzed that this metaphysics of the substance goes through the philosophical
tradition and is expressed by many philosophers, being the "feminine philosophy" rarely
studied and recognized by its theories.
Thus, in order to promote the construction of new perspectives on the theme
"philosophy and women" and on the feminine entity in general lines, the present
research interfaces philosophy and education, punctually with high school textbooks in
what refers to the silencing of philosophers, permeated by sociological and historical
remnants that encompass an ontological problem of fixed meaning, as well as the a
priori understanding that, being manifested in multiple forms, whose debate transitions
through questions about the mythological perspective of contemporaneity, analyzes the
word, form and image of the feminine, as well as attentive to the "symbolic annihilation
of women" in philosophizing, in order to think and rethink "Women and Philosophy" as
a genuinely philosophical theme.
In order to do so, one observes the metaphysics of the substance to which the
attributes of the subject should not be placed as "natural categories" and perceived as
questions of the private reflect in the collections of a socially "approved" identity due to
an aesthetic effect of the idea built on the "being-woman".
To this end, it is intended to revisit the participation of philosophers from the
contributions of feminism in the construction of philosophical thought; and on the other
hand, to investigate through the analysis of some didactic books of Philosophy provided
by the Ministry of Education to the Brazilian public schools approved in the National
Program of Didactic Book - PNLD, if the school contents of the discipline of
Philosophy reflect the invisibility that the philosophers have suffered throughout
history.
Finally, from some questions will be verified the reproduction of this
metaphysics of the substance not affirmed, but expressed in the way it treats the
feminine presence in the didactic texts available in the books of the discipline for High
School. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Metafísica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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