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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/37230
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Title: Formação continuada dos técnicos administrativos em educação : alienação ou emancipação?
Authors: Oliveira, Nancy Costa de
Orientador(es):: Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto:: Formação continuada
Instituições de ensino superior
Técnicos administrativos
Universidade de Brasília
Issue Date: 30-Mar-2020
Citation: OLIVEIRA, Nancy Costa de. Formação continuada dos técnicos administrativos em educação: alienação ou emancipação? 2019. 166 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: O estudo versa sobre a formação continuada dos Técnicos Administrativos em Educação que atuam nas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Brasil. Estes profissionais atuam de modo invisibilizado sem terem a oportunidade de usufruírem daquilo que essas mesmas instituições profetizam: uma educação de qualidade e emancipadora, pela via do conhecimento científico. A pesquisa tem como objetivo geral analisar o sentido e a funcionalidade da política de formação continuada dos servidores técnicos administrativos da Universidade de Brasília. A metodologia, de caráter qualitativo, pautou-se na aproximação ao materialismo histórico dialético, a partir do estudo de caso. A pesquisa documental foi utilizada para conhecer a legislação pertinente bem como as ações de capacitação implementadas pela Procap/UnB. Também foi aplicado aos técnicos administrativos da UnB um questionário (Apêndice B) semiestruturado constituído por questões abertas e fechadas. Para análise dos dados utilizou-se a Análise do Discurso Crítica proposta por Fairclough (1989) que possibilita a reflexão e compreensão sobre situações sociais e políticas específicas no que tange às desigualdades infringidas aos menos favorecidos, permitindo desvelar ideologias e práticas hegemônicas de abuso de poder. A fundamentação teórica foi pautada em Antunes (2012), Mészáros (2008), Paro (2013) e outros, a fim de alcançar o rigor científico para essa investigação. Os resultados apontam que a maioria dos técnicos administrativos considera os cursos ofertados pelos Planos Anuais de Capacitação (PAC ́s) como uma forma de aprendizagem de novos conhecimentos, habilidades e competências para as atividades que desenvolvem no trabalho ou como possibilidade de ascensão funcional. Por outro lado, a instituição Procap/UnB limita-se a ofertar cursos que evidenciam o caráter tecnicista da educação, reforçando a natureza alienante da política educacional ofertada aos técnicos administrativos em educação da Universidade de Brasília. As conclusões nos levam a acreditar que o estudo contribui para promover o debate no campo da formação continuada dos Técnicos Administrativos em Educação (TAE ́s) e ressaltar a necessidade de implementação de políticas públicas, educacionais e institucionais que evidenciem o caráter da educação enquanto ação libertadora e emancipadora para esses sujeitos.
Abstract: The study deals with the long-term continuing education of Administrative Technicians working in Public Higher Education Institutions in Brazil (IES). These professionals act invisibly without having the opportunity to enjoy what these same institutions preach: a quality and emancipatory education through scientific knowledge. The general objective of the research is to analyze the meaning and functionality around the policy of continuous training of Technical Administratives in UnB (University of Brasilia). The qualitative methodology was based on the approach to dialectical historical materialism, based on the case study. The documentary research was used to know the relevant legislation as well as the training actions implemented by Procap/UnB. A semi-structured questionnaire (Appendix B), consisting of open and closed questions was also applied to the administrative technicians of the UnB. To analyze the data, the Critical Discourse Analysis proposed by Fairclough (1989) was used. That allows us the reflection and understanding of specific social and political situations in relation to the inequalities inflicted on the less privileged, allowing the unveiling of hegemonic ideologies and practices of abuse of power. The theoretical basis was built on Antunes (2012), Mészáros (2008), Paro (2013) and others, in order to achieve scientific rigor for this research. So far, results indicate that most Administrative Technicians consider the courses and classes offered by the CAPs as a way of acquiring new skills and competences for the activities they develop at work or as a possibility of professional advancement. On the other hand, the Procap/UnB institution is limited to offer courses that demonstrate the technical character of education, reinforcing the alienating nature of the educational policy offered to administrative technicians at UnB. The conclusions lead us to believe that the study contributes to promote debate in the field of continuing education of these professionals and to emphasize the need for a public implementation of educational and institutional policies that show the character of education as liberating and emancipating for these subjects.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
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