http://repositorio.unb.br/handle/10482/37214
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2019_IgorOuteiraldaSilva.pdf | 11,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Design participativo como instrumento mediador para a visibilidade das vozes na Universidade de Brasília |
Autor : | Silva, Igor Outeiral da |
Orientador(es):: | Garrossini, Daniela Favaro |
Assunto:: | Inovação social Design participativo Universidade de Brasília - programas de ação afirmativa - aspectos sociais Cidadania Assistência estudantil Serviços públicos |
Fecha de publicación : | 27-mar-2020 |
Data de defesa:: | 8-ago-2019 |
Citación : | SILVA, Igor Outeiral da. Design participativo como instrumento mediador para a visibilidade das vozes na Universidade de Brasília. 2019. 185 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumen : | Este estudo trata da inserção do design participativo como abordagem para mediação da construção compartilhada dos programas de assistência estudantil no âmbito da Universidade de Brasília (UnB). Em um contexto de transformação social das universidades públicas, impulsionada pela inclusão e por políticas públicas afirmativas, pretendeu-se desenvolver e incentivar a ampliação dos espaços de participação. Além disso buscou-se tratar a questão da cidadania nos serviços públicos, a expressão de identidades locais impulsionadas pela democratização da tomada de decisão, e a relação direta entre participação, diversidade e inovação. O aporte teórico apresentado apontou para a natureza do design participativo alinhada aos conceitos de gestão participativa preconizados pelos novos modelos de gestão pública, voltados para atender as necessidades reais dos cidadãos. Na fase de coleta de dados foram aplicadas entrevistas em profundidade junto à Diretoria de Desenvolvimento Social e à Ouvidoria, ambas da UnB. Além disso, foram aplicadas metodologias de design participativo junto a dois grupos focais compostos por estudantes cotistas negros e indígenas. Os resultados encontrados mostram que o design participativo pode contribuir como abordagem estratégica e metodológica para transformar os programas de assistência estudantil em experiências mais adequadas, viáveis e representativas da realidade dos estudantes. As ferramentas habilitantes do design participativo proporcionaram aos atores envolvidos desenvolver soluções sustentáveis e extremamente desejáveis para os problemas de assistência estudantil, com baixo custo e em curto espaço de tempo. Além disso, trouxe à tona narrativas representativas de melhores condições sociais e psíquicas para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. |
Abstract: | This study deals with the insertion of participatory design as an approach to mediate the shared construction of student assistance programs within the University of Brasilia (UnB). In a context of social transformation of public universities, driven by inclusion and affirmative public policies, it was intended to develop and encourage the expansion of participation spaces. In addition, we sought to address the issue of citizenship in public services, the expression of local identities driven by the democratization of decision making, and the direct relationship between participation, diversity and innovation. The theoretical contribution presented pointed to the nature of participatory design aligned with the concepts of participatory management advocated by the new models of public management, aimed at meeting the real needs of citizens. In the data collection phase, in-depth interviews were conducted with the Social Development Directorate and the Ombudsman's Office, both from UnB. In addition, participatory design methodologies were applied to two focus groups composed of black and indigenous quota students. The results show that participatory design can contribute as a strategic and methodological approach to transform student assistance programs into more appropriate, viable and representative experiences of students' reality. The enabling tools of participatory design have enabled the actors involved to develop sustainable and highly desirable solutions to student care problems at a low cost and in a short time. In addition, it brought up representative narratives of better social and psychic conditions for students in a situation of socioeconomic vulnerability. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Design (IdA DIN) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2019. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Design |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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