http://repositorio.unb.br/handle/10482/37205
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_GilbertoRibeirodoNascimento.pdf | Dissertação | 4,21 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Ceilândia e memórias de vida na educação de jovens e adultos : a história do lugar na formação do trabalhador e da trabalhadora |
Auteur(s): | Nascimento, Gilberto Ribeiro do |
Orientador(es):: | Rêses, Erlando da Silva |
Assunto:: | Ceilândia (DF) Narrativas pessoais Freire, Paulo, 1921-1997 - crítica e interpretação Movimentos sociais e educação popular Educação de jovens e adultos - Distrito Federal (Brasil) Ceilândia (DF) - história |
Date de publication: | 27-mar-2020 |
Data de defesa:: | 1-jui-2019 |
Référence bibliographique: | NASCIMENTO, Gilberto Ribeiro do. Ceilândia e memórias de vida na educação de jovens e adultos: a história do lugar na formação do trabalhador e da trabalhadora. 2019. 240 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Résumé: | A Educação de Jovens e Adultos é um espaço onde trabalhadores dos mais diversos ofícios e profissões se encontram, se desafiam e perseveram todas as noites, quando decidem voltar a estudar, para enfrentar mais uma “jornada de trabalho”, pois geralmente voltam a estudar visando a elevação da escolaridade e, conseqüentemente, uma ascensão profissional. A presente pesquisa visa investigar como a instituição de ensino tem dialogado com a memória de vida dos educandos e das educandas, ao abordar a história da cidade de Ceilândia - DF no primeiro segmento da EJA. Ceilândia, a cidade mais populosa do Distrito Federal, foi criada em 1971 a partir da Campanha de Erradicações de Invasões - CEI. Comecei minha caminhada no magistério por meio da educação popular, no Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia (CEPAFRE), entidade sem fins lucrativos que desenvolve trabalhos seguindo os princípios da educação freireana. Em suas atividades, a história da cidade é continuamente revisitada a partir das narrativas dos pioneiros da cidade, constituindo palavras geradoras utilizadas no "método" Paulo Freire, relevantes na alfabetização de jovens, adultos e idosos trabalhadores. Fez-se uso da pesquisa exploratória, bibliográfica, documental, de questionário semi-estruturado e da observação participante, em abordagem qualitativa, com o objetivo final de contribuir tanto com o debate acadêmico sobre essa aprendizagem, quanto com a formação desses sujeitos. Além de diversas obras de teóricos, foram ainda consultados dados da Pesquisa Distrital por amostra de Domicílio (PDAD/CODEPLAN, 2015). Nesse sentido, a cidade, os movimentos sociais e a educação popular, além da escola, constituem memória viva e importante fonte de pesquisa sobre seus atores sociais: estudantes da EJA, moradores, pioneiros, militantes de movimentos sociais e da educação popular. Esta pesquisa-ação foi realizada no Centro de Ensino Fundamental 20 de Ceilândia Norte, escola situada justamente na área em que aconteceram diversas ações, protagonizadas por movimentos sociais, reivindicatórias de direitos, no surgimento da cidade. Um valioso trabalho a ser ainda aprofundado sobre a história da Ceilândia, que traga a relevo os conhecimentos “guardados” dos estudantes pioneiros da EJA, ainda necessita ser feito; dado o volume de conteúdos a ser passado em um semestre, o trabalho desenvolvido no CEF 20, valorizando as narrativas dos educandos a partir de suas memórias, admite-se incipiente, mas um primeiro passo nesse inadiável compromisso. A pesquisa baseia-se na particularidade do materialismo histórico-dialélico (MHD) e suas categorias nucleares - totalidade, contradição, mediação e historicidade. |
Abstract: | Youth and Adult Education is a space where workers from different trades and professions meet, challenge and persevere every night when they decide to go back to school, to face another “workday”, as they usually return to study aiming the rise of schooling and, consequently, a professional rise. This research aims to investigate how the educational institution has dialogued with the life memory of the students, when approaching the history of the city of Ceilândia - DF in the first segment of the EJA. Ceilândia, the most populous city in the Federal District, was created in 1971 from the Invasion Eradication Campaign - CIS. I started my teaching journey through popular education at the Paulo Freire de Ceilândia Education Center (CEPAFRE), a non-profit organization that develops works following the principles of Freire's education. In its activities, the history of the city is continuously revisited from the narratives of the pioneers of the city, constituting generating words used in the Paulo Freire "method", relevant in the literacy of young, adults and elderly workers. Exploratory, bibliographical, documentary research, semi-structured questionnaire and participant observation were used, in a qualitative approach, with the ultimate goal of contributing both to the academic debate about this learning and to the formation of these subjects. In addition to several works by theorists, data were also consulted District Household Sample Survey (PDAD / CODEPLAN, 2015). In this sense, the city, social movements and popular education, in addition to school, are a living memory and an important source of research on their social actors: students from the EJA, residents, pioneers, militants of social movements and popular education. This action research was carried out at the Ceilândia Norte Elementary School 20, a school located in the area where several actions took place, led by social movements, claiming rights, in the emergence of the city. A valuable work to be further elaborated on the history of Ceilândia, which brings to relief the “guarded” knowledge of the pioneer students of EJA, still needs to be done; Given the volume of content to be spent in a semester, the work developed at CEF 20, valuing the students' narratives from their memories, is incipient, but a first step in this unavoidable commitment. The research is based on the particularity of historical-diallel materialism (HDM) and its core categories - wholeness, contradiction, mediation and historicity. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.