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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/37184
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Titre: Prática pedagógica da educação física na Educação Infantil : uma análise dos portfólios do projeto educação com movimento no Distrito Federal
Auteur(s): Silveira, Emanuelli Ramos da
metadata.dc.contributor.email: emanuelli.rs@gmail.com
Orientador(es):: Wiggers, Ingrid Dittrich
Assunto:: Educação física escolar
Educação infantil
Práticas pedagógicas
Educação física - ambiente escolar - avaliação
Date de publication: 26-mar-2020
Référence bibliographique: SILVEIRA, Emanuelli Ramos da. Prática pedagógica da educação física na Educação Infantil: uma análise dos portfólios do projeto educação com movimento no Distrito Federal. 2019. 105 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Résumé: A presente pesquisa objetiva analisar práticas pedagógicas de professores de educação física na Educação Infantil da rede pública de ensino do Distrito Federal, que fazem parte do Projeto Educação com Movimento. Os objetivos específicos consistiram em identificar como o Currículo em Movimento e o Projeto Educação com Movimento orientam os profissionais que atuam na Educação infantil, bem como analisar aspectos de sua prática pedagógica. Para tanto, optou-se pelo estudo de abordagem qualitativa, que se caracteriza como documental. Foram examinados o Currículo em Movimento da Educação Infantil e o Projeto Educação com Movimento na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, como referências oficiais da educação do Distrito Federal. Consideraram-se também os portfólios produzidos por professores, entendidos como representação da prática pedagógica. O percurso metodológico foi orientado pela análise de conteúdo, com enfoque interpretativo. Como resultados, observou- se que o Currículo em Movimento da Educação Infantil reconhece a infância na perspectiva da Sociologia da infância. Propõe uma orientação interdisciplinar e pautada nos princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil. Da mesma forma, o Projeto Educação com Movimento na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental indica uma intervenção pedagógica integrada e entre professor de atividades e professor de educação física. Compreende a cultura corporal como conteúdo da educação física, reconhecendo os jogos e as brincadeiras como meio da aprendizagem. A partir da análise dos portfólios, por sua vez, delinearam-se categorias para a compreensão da prática pedagógica da educação física na educação infantil, tais como “formação docente” dialoga com os tipos de formação do professor, além de discutir como essa é influenciada e ao mesmo tempo influencia a prática pedagógica. A categoria "tempos e espaços escolares" enfatiza o tempo e o espaço destinados às aulas e à organização do planejamento de ensino, bem como uma reflexão como são compreendidos pela escola. A categoria “o movimento" destaca o movimento corporal como linguagem e forma de expressão da criança. A categoria "relações de gênero” debate a diferenciação entre os gêneros na relação entre criança e professor. Por fim, a categoria “jogos e brincadeiras” enfatiza as diferentes intenções ao se explorar as brincadeiras nas práticas pedagógicas, os significados do brincar para o adulto e para a criança, bem como apresenta as brincadeiras presentes nos portfólios. Considerou-se ainda relações entre as categorias, gerando discussões e articulações em prol do aprofundamento do tema. Em conclusão, os portfólios expressam, em sua maioria, coerência com os currículos oficiais, pois neles a interação e as brincadeiras norteiam a atuação dos professores de educação física. Ao mesmo tempo, realçam fragilidades quanto ao trabalho coletivo entre professores de atividade e de educação física. Contudo, reconhecem a importância da presença do professor de educação física na Educação Infantil, considerando a sua expertise.
Abstract: The present research aims to analyze pedagogical practices of physical education teachers in the public Early Childhood Education situated in Federal District/Brazil, which are part of a project called Education with Movement. The specific objectives were to identify how the Curriculum in Movement and the Education with Movement Project guide the professionals who work in the education of children, as well as to analyze aspects of the pedagogical practice. For this study, a qualitative research with a document analysis was conducted. The Curriculum in Movement of Early Childhood Education and the Project with Education in Early Childhood Education and initial years of Elementary School were examined as official references of the education of the Federal District. Portfolios produced by teachers, understood as a representation of pedagogical practice, were also considered. The methodological course was guided by content analysis, with an interpretative approach. The results showed that the Curriculum in Movement of Early Childhood Education recognizes childhood in the perspective of the Sociology of childhood. It proposes an interdisciplinary orientation and based on the principles of the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education. Similarly, the Project Education with Movement in Early Childhood Education and initial years of Elementary School indicates an integrated pedagogical intervention between Early Childhood teachers and physical education teachers. It understands body culture as the content of physical education, recognizing games and play as means of learning. From the analysis of the portfolios, in turn, categories were delineated for the understanding of the pedagogical practice of physical education in Early Childhood Education, such as "teacher training" dialogues with the types of teacher education, and discusses how it is influenced and at the same time influences pedagogical practice. The category "school times and spaces" emphasizes the time and space allocated to classes and the organization of teaching planning, as well as a reflection on how they are understood by the school. The category “movement” highlights body movement as the child's language and form of expression. The category “gender relations” discusses the differentiation between genders in the relationship between child and teacher. Finally, the category “games” emphasizes the different intentions when exploring the games in the pedagogical practices, the meanings of the play for the adult and the child, as well as presents the games present in the portfolios. In conclusion, the portfolios express, in the majority, coherence with the official curricula, because they showed that interaction and games guide the performance of physical education teachers. At the same time, they highlight flaws in the collective work between Early Childhood teachers and physical education teachers. However, they recognize the importance of the physical education teachers in Early Childhood Education, considering their expertise.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação Física (FEF)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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