Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Wiggers, Ingrid Dittrich | - |
dc.contributor.author | Silveira, Emanuelli Ramos da | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-26T22:08:05Z | - |
dc.date.available | 2020-03-26T22:08:05Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-26 | - |
dc.date.submitted | 2019-08-02 | - |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, Emanuelli Ramos da. Prática pedagógica da educação física na Educação Infantil: uma análise dos portfólios do projeto educação com movimento no Distrito Federal. 2019. 105 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37184 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa objetiva analisar práticas pedagógicas de professores de educação física
na Educação Infantil da rede pública de ensino do Distrito Federal, que fazem parte do Projeto
Educação com Movimento. Os objetivos específicos consistiram em identificar como o
Currículo em Movimento e o Projeto Educação com Movimento orientam os profissionais que
atuam na Educação infantil, bem como analisar aspectos de sua prática pedagógica. Para
tanto, optou-se pelo estudo de abordagem qualitativa, que se caracteriza como documental.
Foram examinados o Currículo em Movimento da Educação Infantil e o Projeto Educação com
Movimento na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, como referências
oficiais da educação do Distrito Federal. Consideraram-se também os portfólios produzidos por
professores, entendidos como representação da prática pedagógica. O percurso metodológico
foi orientado pela análise de conteúdo, com enfoque interpretativo. Como resultados, observou-
se que o Currículo em Movimento da Educação Infantil reconhece a infância na perspectiva da
Sociologia da infância. Propõe uma orientação interdisciplinar e pautada nos princípios das
Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil. Da mesma forma, o Projeto Educação
com Movimento na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental indica uma
intervenção pedagógica integrada e entre professor de atividades e professor de educação
física. Compreende a cultura corporal como conteúdo da educação física, reconhecendo os
jogos e as brincadeiras como meio da aprendizagem. A partir da análise dos portfólios, por sua
vez, delinearam-se categorias para a compreensão da prática pedagógica da educação física
na educação infantil, tais como “formação docente” dialoga com os tipos de formação do
professor, além de discutir como essa é influenciada e ao mesmo tempo influencia a prática
pedagógica. A categoria "tempos e espaços escolares" enfatiza o tempo e o espaço destinados
às aulas e à organização do planejamento de ensino, bem como uma reflexão como são
compreendidos pela escola. A categoria “o movimento" destaca o movimento corporal como
linguagem e forma de expressão da criança. A categoria "relações de gênero” debate a
diferenciação entre os gêneros na relação entre criança e professor. Por fim, a categoria “jogos
e brincadeiras” enfatiza as diferentes intenções ao se explorar as brincadeiras nas práticas
pedagógicas, os significados do brincar para o adulto e para a criança, bem como apresenta as
brincadeiras presentes nos portfólios. Considerou-se ainda relações entre as categorias,
gerando discussões e articulações em prol do aprofundamento do tema. Em conclusão, os
portfólios expressam, em sua maioria, coerência com os currículos oficiais, pois neles a
interação e as brincadeiras norteiam a atuação dos professores de educação física. Ao mesmo
tempo, realçam fragilidades quanto ao trabalho coletivo entre professores de atividade e de
educação física. Contudo, reconhecem a importância da presença do professor de educação
física na Educação Infantil, considerando a sua expertise. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Prática pedagógica da educação física na Educação Infantil : uma análise dos portfólios do projeto educação com movimento no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física - ambiente escolar - avaliação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present research aims to analyze pedagogical practices of physical education teachers in
the public Early Childhood Education situated in Federal District/Brazil, which are part of a
project called Education with Movement. The specific objectives were to identify how the
Curriculum in Movement and the Education with Movement Project guide the professionals who
work in the education of children, as well as to analyze aspects of the pedagogical practice. For
this study, a qualitative research with a document analysis was conducted. The Curriculum in
Movement of Early Childhood Education and the Project with Education in Early Childhood
Education and initial years of Elementary School were examined as official references of the
education of the Federal District. Portfolios produced by teachers, understood as a
representation of pedagogical practice, were also considered. The methodological course was
guided by content analysis, with an interpretative approach. The results showed that the
Curriculum in Movement of Early Childhood Education recognizes childhood in the perspective
of the Sociology of childhood. It proposes an interdisciplinary orientation and based on the
principles of the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education. Similarly, the
Project Education with Movement in Early Childhood Education and initial years of Elementary
School indicates an integrated pedagogical intervention between Early Childhood teachers and
physical education teachers. It understands body culture as the content of physical education,
recognizing games and play as means of learning. From the analysis of the portfolios, in turn,
categories were delineated for the understanding of the pedagogical practice of physical
education in Early Childhood Education, such as "teacher training" dialogues with the types of
teacher education, and discusses how it is influenced and at the same time influences
pedagogical practice. The category "school times and spaces" emphasizes the time and space
allocated to classes and the organization of teaching planning, as well as a reflection on how
they are understood by the school. The category “movement” highlights body movement as the
child's language and form of expression. The category “gender relations” discusses the
differentiation between genders in the relationship between child and teacher. Finally, the
category “games” emphasizes the different intentions when exploring the games in the
pedagogical practices, the meanings of the play for the adult and the child, as well as presents
the games present in the portfolios. In conclusion, the portfolios express, in the majority,
coherence with the official curricula, because they showed that interaction and games guide the
performance of physical education teachers. At the same time, they highlight flaws in the
collective work between Early Childhood teachers and physical education teachers. However,
they recognize the importance of the physical education teachers in Early Childhood Education,
considering their expertise. | pt_BR |
dc.contributor.email | emanuelli.rs@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|