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Título: Perspectivas e desafios para o desporto educacional do Distrito Federal : uma análise dos programas de esporte escolar de 2008 a 2017
Autor(es): Lopes, Paula Miranda do Amaral Monteiro
Orientador(es): Athayde, Pedro Fernando Avalone
Assunto: Desporto educacional
Esporte escolar
Gestão de políticas, programas e projetos sociais
Jogos escolares
Centro de iniciação desportiva
Data de publicação: 26-Mar-2020
Referência: LOPES, Paula Miranda do Amaral Monteiro. Perspectivas e desafios para o desporto educacional do Distrito Federal: uma análise dos programas de esporte escolar de 2008 a 2017. 2019. 127 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A presente dissertação teve como objetivo de estudo a análise das políticas públicas voltadas para o desporto educacional no Distrito Federal, principalmente quanto à gestão do orçamento público do esporte escolar com os programas Centro de Iniciação Desportiva e Jogos Escolares do Distrito Federal, no período de 2008 a 2017. É uma pesquisa documental e explicativa, de caráter qualitativo. A análise dos dados teve como referência a metodologia de análise de políticas públicas apresentada por Costa e Dagnino (2013) e o modelo de análise de políticas sociais proposto por Boschetti (2009). O programa Centro de Iniciação Desportiva apresenta avanços em sua gestão, mas ainda pode crescer em participação. Já os Jogos Escolares do Distrito Federal tiveram um grande aumento de participação, ampliando a vivência do esporte no ambiente escolar para diversos estudantes, contudo, ainda precisam avançar em termos pedagógicos, pensando em modificações de regras e formas de disputa para privilegiar a participação e não apenas o resultado final. A política de financiamento dos programas não está bem estruturada, pois não apresenta uma regularidade de transferências e ainda demonstra dificuldades de execução dos valores disponíveis, prejudicando o planejamento. Sendo assim, pensando em uma formação integral do estudante e seu direito de acesso ao esporte, conclui-se que a política de esporte escolar no DF apresenta avanços ao longo dos anos estudados, mas ainda precisa vencer diversos desafios burocráticos e financeiros para se aproximar mais das propostas pedagógicas das escolas. É possível perceber a capacidade agregadora e formadora que o esporte pode ter no ambiente escolar, mas todos os agentes envolvidos nesse processo devem estar comprometidos com a formação humana dos estudantes.
Abstract: The purpose of this dissertation was to analyze of public policies focused on educational sports in the Federal District, especially regarding the management of the public budget of school sports with the programs of the Sports Initiation Center and School Games of the Federal District, from 2008 to 2017. It is a documentary and explanatory research, of qualitative character. The analysis of the data had as reference the methodology of public policy analysis presented by Costa and Dagnino (2013) and the social policies analysis model proposed by Boschetti (2009). The Sports Initiation Center program has made advances in its management, but can still grow in participation. Already the School Games of the Federal District had a large increase in participation, expanding the experience of sport in the school environment for several students, however, still need to advance in pedagogical terms, thinking of changes of rules and forms of dispute to privilege participation and not just the result. The financing policy of the programs is not well structured, as it does not have a regularity of transfers and still shows difficulties in the execution of the available values, impairing the planning. Thus, thinking about a comprehensive student education and their right of access to sport, it can be concluded that the school sports policy in the Federal District presents advances over the years studied, but still has to overcome several bureaucratic and financial challenges to get closer of the pedagogical proposals of the schools. It is concluded that the school sports policy in the Federal District, despite presenting advances, is not well structured, with no regularity of budgetary transfers and with difficulty in executing the available values. It is possible to perceive the aggregating and formative capacity that the sport can have in the school environment, but all agents involved in this process must be committed to the human formation of students.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física (FEF)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
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