Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Athayde, Pedro Fernando Avalone | - |
dc.contributor.author | Lopes, Paula Miranda do Amaral Monteiro | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-26T13:49:05Z | - |
dc.date.available | 2020-03-26T13:49:05Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-26 | - |
dc.date.submitted | 2019-08-02 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Paula Miranda do Amaral Monteiro. Perspectivas e desafios para o desporto educacional do Distrito Federal: uma análise dos programas de esporte escolar de 2008 a 2017. 2019. 127 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37171 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação teve como objetivo de estudo a análise das
políticas públicas voltadas para o desporto educacional no Distrito Federal,
principalmente quanto à gestão do orçamento público do esporte escolar com os
programas Centro de Iniciação Desportiva e Jogos Escolares do Distrito Federal,
no período de 2008 a 2017. É uma pesquisa documental e explicativa, de caráter
qualitativo. A análise dos dados teve como referência a metodologia de análise
de políticas públicas apresentada por Costa e Dagnino (2013) e o modelo de
análise de políticas sociais proposto por Boschetti (2009). O programa Centro de
Iniciação Desportiva apresenta avanços em sua gestão, mas ainda pode crescer
em participação. Já os Jogos Escolares do Distrito Federal tiveram um grande
aumento de participação, ampliando a vivência do esporte no ambiente escolar
para diversos estudantes, contudo, ainda precisam avançar em termos
pedagógicos, pensando em modificações de regras e formas de disputa para
privilegiar a participação e não apenas o resultado final. A política de
financiamento dos programas não está bem estruturada, pois não apresenta
uma regularidade de transferências e ainda demonstra dificuldades de execução
dos valores disponíveis, prejudicando o planejamento. Sendo assim, pensando
em uma formação integral do estudante e seu direito de acesso ao esporte,
conclui-se que a política de esporte escolar no DF apresenta avanços ao longo
dos anos estudados, mas ainda precisa vencer diversos desafios burocráticos e
financeiros para se aproximar mais das propostas pedagógicas das escolas. É
possível perceber a capacidade agregadora e formadora que o esporte pode ter
no ambiente escolar, mas todos os agentes envolvidos nesse processo devem
estar comprometidos com a formação humana dos estudantes. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Perspectivas e desafios para o desporto educacional do Distrito Federal : uma análise dos programas de esporte escolar de 2008 a 2017 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desporto educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Esporte escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão de políticas, programas e projetos sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos escolares | pt_BR |
dc.subject.keyword | Centro de iniciação desportiva | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The purpose of this dissertation was to analyze of public policies focused
on educational sports in the Federal District, especially regarding the
management of the public budget of school sports with the programs of the Sports
Initiation Center and School Games of the Federal District, from 2008 to 2017. It
is a documentary and explanatory research, of qualitative character. The analysis
of the data had as reference the methodology of public policy analysis presented
by Costa and Dagnino (2013) and the social policies analysis model proposed by
Boschetti (2009). The Sports Initiation Center program has made advances in its
management, but can still grow in participation. Already the School Games of the
Federal District had a large increase in participation, expanding the experience
of sport in the school environment for several students, however, still need to
advance in pedagogical terms, thinking of changes of rules and forms of dispute
to privilege participation and not just the result. The financing policy of the
programs is not well structured, as it does not have a regularity of transfers and
still shows difficulties in the execution of the available values, impairing the
planning. Thus, thinking about a comprehensive student education and their right
of access to sport, it can be concluded that the school sports policy in the Federal
District presents advances over the years studied, but still has to overcome
several bureaucratic and financial challenges to get closer of the pedagogical
proposals of the schools. It is concluded that the school sports policy in the
Federal District, despite presenting advances, is not well structured, with no
regularity of budgetary transfers and with difficulty in executing the available
values. It is possible to perceive the aggregating and formative capacity that the
sport can have in the school environment, but all agents involved in this process
must be committed to the human formation of students. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|