http://repositorio.unb.br/handle/10482/37153
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2019_WesleiGarciadePaulo.pdf | 3,24 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Militarização do ensino no estado de Goiás : implementação de um modelo de gestão escolar |
Auteur(s): | Paulo, Weslei Garcia de |
Orientador(es):: | Rêses, Erlando da Silva |
Assunto:: | Militarização do ensino Escolas públicas - Goiás (GO) Gestão escolar Políticas públicas educacionais Escolas - avaliação |
Date de publication: | 25-mar-2020 |
Data de defesa:: | 10-jui-2019 |
Référence bibliographique: | PAULO, Weslei Garcia de. Militarização do ensino no estado de Goiás: implementação de um modelo de gestão escolar. 2019. 123 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Résumé: | Esta dissertação se propõe a analisar o processo de militarização do ensino público de escolas de Goiás, que se iniciou em 1999 e vem sendo ampliado desde meados de 2015, como ação de controle social, transformando-se em políticas públicas, afastando a gestão escolar de uma gestão democrática e implementando um modelo da cultura do medo pela imposição de normas e valorização da meritocracia e da hierarquia. A partir desse processo, vários municípios goianos militarizaram suas escolas por meio de uma diretriz político-educacional do governo do Estado de Goiás - à época de Marconi Perillo, do PSDB, e mantido pelo atual governo de Ronaldo Caiado, do DEM. O objetivo deste trabalho é compreender a gestão da escola militarizada na Área Metropolitana de Brasília e sua relação com os sujeitos envolvidos. As cidades goianas em que se localizam as escolas pesquisadas possuem as mesmas características socioculturais, regiões periféricas, com alto índice de criminalidade e com ausência de políticas públicas em cultura e saneamento básico. Os estudantes das escolas estaduais militarizadas, entregues ao controle total da Polícia Militar de Goiás, passam a usar fardas, ingressam na instituição escolar por meio de sorteio, aprendem exercícios físicos militares e possuem disciplinas e formação baseada no regime militar semelhante aos quarteis. Uma, entre tantas escolas goianas localizadas em Valparaíso de Goiás-GO, recebeu o modelo implementado pela Secretaria de Educação em parceria com a Polícia Militar. A gestão, antes formada por professores da rede estadual, foi substituída por militares fardados e armados. O corpo de coordenação passou a ser compartilhado entre pedagógico e disciplinar, sendo o segundo formado por militares, e os docentes são proibidos de irem em assembleias e passam a usar jalecos brancos. Não existe Grêmio Estudantil ou debates coletivos. Essa política segue a agenda de um novo cenário político brasileiro onde o presidente busca aprovação da mesma medida em nível nacional, juntamente com outras ações que buscam o engessamento da educação, alinhando-as a uma tendência neoliberal tecnicista, como a Escola Sem Partido e a Reforma do Ensino Médio. Para compreender esse processo, utilizamos do arcabouço teórico do Materialismo Histórico Dialético, realizando análise documental, análise de conteúdo, aplicação de questionário junto aos docentes de um colégio militarizado em Valparaíso de Goiás-GO e observação de campo. |
Abstract: | This master’s thesis aims to analyze the process of militarization in the public education of schools in the State of Goiás, which began in 1999, has been expanded since mid-2015, as a social control action, and transformed into public policies, moving school management away from a democratic management and implementing a culture of fear model through the imposition of rules and promotion of meritocracy and hierarchy. Based on this process, several Goiás municipalities militarized their schools with the approval of a politicaleducational directive of the Goiás' government - at the time, under the administration of Marconi Perillo, PSDB, and maintained by the current government under the administration of Ronaldo Caiado, DEM. The purpose of this work is to understand the management of militarized schools in the Metropolitan Area of Brasília and its relationship with the subjects involved. The cities of Goiás where the researched schools are located have the same sociocultural characteristics, peripheral regions, with high crime rate and absence of public policies on culture and basic sanitation. The students of the militarized state schools, whose total control was given to the State Military Police, start to wear uniforms, enter the school institution through a lottery, learn military exercises and have disciplines and training based on the military regime similar to the headquarters. One school, among many schools in Goiás located in Valparaíso de Goiás-GO, received the model implemented by the Education Department in partnership with the Military Police. The management, formerly made up of teachers from the state network, was replaced with armed and uniformed military personnel. The coordinating body was shared between pedagogical and disciplinary division, the second one being composed of military personnel, and teachers were prohibited from going to assemblies and now they have to wear white coats. There is no Grêmio Estudantil [Students’ Representative Council] or collective debates. This military policy follows the agenda of a new Brazilian political scenario where the president seeks approval in national level to this policy and to other actions that seek the immobilization of education, aligning them with a neoliberal technicist tendency, such as Escola Sem Partido and High School Reform. To understand this process, we used the theoretical framework of Historical Dialectical Materialism, performing documentary analysis, content analysis, questionnaire application with the teachers of a militarized school in Valparaíso de Goiás-GO and field observation. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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