Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Vicente, Helena da Silva Guerra | - |
dc.contributor.author | Ramires, Daiane | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-03T17:40:09Z | - |
dc.date.available | 2020-03-03T17:40:09Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-03 | - |
dc.date.submitted | 2019-06-28 | - |
dc.identifier.citation | RAMIRES, Daiane. Sintagmas nominais no Kaiowá: expressão de número e (in)definitude. 2019. 50 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37030 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho investiga, de um ponto de vista da Teoria Gerativa (CHOMSKY, 1957 e trabalhos
subsequentes) como o Kaiowá (Tupi-Guarani), uma língua nua, isto é, uma língua desprovida
de artigos, expressa as noções semânticas de definitude e indefinitude (e.g. “A menina sorriu”;
“Uma menina sorriu”, respectivamente). Ao mesmo tempo, concentramo-nos no estudo da
marcação nominal opcional de número, expressa pela adição, em posição pós-nominal, de -
kuera, um elemento que, conforme defendemos, é um morfema de plural – ainda que se distinga
dos morfemas de número mais canônicos, do tipo do Inglês e do Português. Argumentamos que
esse morfema é altamente produtivo no Kaiowá e que sua ocorrência não se restringe a
contextos definidos, contrariando o que tem sido defendido na literatura sobre o tema. Nossa
análise se baseia no exame de dados inéditos, obtidos por meio do questionário Identifying
(In)definiteness: a questionnaire (DAYAL, em preparação) e da técnica de “elicitação
controlada”. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Sintagmas nominais no Kaiowá : expressão de número e (in)definitude | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria gerativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indígenas - línguas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indígenas Kaiowá-Guarani | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indígenas - língua tupi-guarani | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work investigates, from a Generative perspective (CHOMSKY, 1957 and subsequent
work), how Kaiowá (Tupi-Guarani), a bare language, that is, an article-less language, expresses
the semantic notions of definiteness and indefiniteness (e.g. “The girl smiled”; “A girl smiled”,
respectively). At the same time, we focus on the optional nominal number marking present in
the language, expressed by the attachment, in post-nominal position, of -kuera, an element
which, we claim, is a plural morpheme – even if distinct from more canonical number
morphemes such as those from English and Portuguese. We argue that this morpheme is highly
productive in Kaiowá and that its occurrence is not restricted to definite contexts, departing
from what has been claimed in the literature about this topic. Our analysis is supported by
original data, collected by means of a questionnaire, Identifying (In)definiteness: a
questionnaire (DAYAL, in preparation) and the technique known as “controlled elicitation”. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|