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2008_RicardoDeAlmeidaPaula.pdf701,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorNogueira, Jorge Madeira-
dc.contributor.authorPaula, Ricardo de Almeida-
dc.date.accessioned2010-02-23T00:05:36Z-
dc.date.available2010-02-23T00:05:36Z-
dc.date.issued2008-02-14-
dc.date.submitted2008-02-14-
dc.identifier.citationPAULA, Ricardo de Almeida. Competitividade e renda agrícola: o caso da cadeia do etanol. 2008. 116 f. Dissertação (Mestrado em Agronegócios)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/3688-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-graduação em Agronegócios, 2008.pt_BR
dc.description.abstractO Brasil é ator relevante no mercado mundial de produção e uso de biocombustíveis, pois desde a década de 1970 produz e utiliza o etanol como combustível e atualmente direciona esforços para consolidar a produção e o consumo do biodiesel. O discurso mundial no sentido de elevar o consumo de biocombustíveis tem despertado expectativas nos setores responsáveis por sua produção. E como estes setores são estruturados em forma de cadeias produtivas, a agricultura assume papel de destaque como fornecedora de matérias-primas. De outro lado, a literatura e as evidências apontam que ganhos de competitividade por parte dos produtos agrícolas geralmente são seguidos de perdas relativas de renda pelo produtor rural em favor dos setores situados à montante e à jusante do agronegócio. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo verificar a relação entre competitividade do etanol e a dinâmica da renda do produtor canavieiro. Inicialmente foi apresentado o referencial teórico que sustenta as análises desenvolvidas ao longo da pesquisa. Posteriormente foram realizados diagnósticos sobre a competitividade do etanol (anidro e hidratado) em relação à gasolina (A e C) e sobre a renda do produtor de cana-de-açúcar. Os resultados encontrados por meio destes diagnósticos sugerem que a competitividade do etanol encontra-se associada a quedas de renda por parte do setor canavieiro, e vice-versa. Estes resultados mostram a importância econômica do setor canavieiro o qual é responsável pela viabilidade do processo de expansão da oferta de etanol. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractBrazil is a relevant actor in the biofuel world market. Since the 1970’s produces and uses ethanol as combustible and presently makes efforts to increase biodiesel supply and demand. The world speech into the expansion of biofuels consumption has created expectations on the sectors responsables for the production. As these sectors are generally structured like chains of production, the agriculture assumes the prominence role of row-material supplier. On the other hand, literature and evidences show that gains of competitiveness from the agricultural products were followed for income losses by the rural producers. So, this work aims to verify the relationship between the competitiveness of ethanol and the dynamics of sugarcane producer income. Initially is presented the literature that supports the analysis developed. Afterwards, this work made diagnostics of ethanol competitiveness and sugarcane producer income. The results from these diagnostics suggest an indirect association between ethanol competitiveness and sugarcane producer income. This verification is important because implies on the economic viability of expansion ethanol production and use.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleCompetitividade e renda agrícola : o caso da cadeia do etanolen
dc.title.alternativeCompetitiveness and agricultural income : the case of the ethanol chainen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordÁlcool como combustívelen
dc.subject.keywordEnergia da biomassaen
dc.subject.keywordPolítica públicaen
dc.subject.keywordAgroindústriaen
dc.location.countryBRAen
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Economia (FACE ECO)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
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