http://repositorio.unb.br/handle/10482/36863
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Title: | Resistência à tração de chumbadores com placa de ancoragem instalados em concreto |
Authors: | Martins, Joel Donizete |
Orientador(es):: | Melo, Guilherme Sales Soares de Azevedo |
Coorientador(es):: | Nagato, Yosiaki |
Assunto:: | Resistência de materiais Concreto Resistência à tração Ancoragem |
Issue Date: | 10-Feb-2020 |
Data de defesa:: | 13-Feb-2006 |
Citation: | MARTINS, Joel Donizete. Resistência à tração de chumbadores com placa de ancoragem instalados em concreto. 2006. xviii, 148 f., il. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2006. |
Abstract: | O objetivo deste trabalho foi determinar experimentalmente a resistência à tração de chumbadores com placa de ancoragem, instalados em concreto, do tipo usado para fixação de torres de transmissão de energia elétrica em suas fundações. Foram realizados 23 ensaios com chumbadores tendo diferentes profundidades de embutimento (10cm, 16cm e 20cm), para um diâmetro nominal de 20mm e dimensões fixas de 80mm x 80mm x 9,5mm para a placa quadrada de ancoragem, atuando isoladamente e em grupos de quatro. Os grupos de chumbadores foram instalados em blocos e em pilaretes de concreto, visando à análise dos efeitos de distância entre os chumbadores e de proximidade dos chumbadores às bordas do elemento de concreto. Foram efetuadas duas concretagens, e a resistência média à compressão do concreto na ocasião dos ensaios foram, respectivamente, 34,3MPa aos 65 dias para a primeira concretagem e 24,7MPa aos 35 dias para a segunda. Três modos de ruptura foram obtidos: ruptura por fendilhamento do concreto nos chumbadores isolados com menor profundidade de embutimento, ruptura à tração dos chumbadores com maior profundidade de embutimento e ruptura em forma de associação de cones nos chumbadores em grupo. Os resultados experimentais de carga de ruptura foram comparados com os estimados usando os principais métodos existentes, tendo sido observado que os valores médios experimentais foram na maioria dos casos superiores aos valores estimados. O efeito da proximidade de quatro bordas não foi estimado adequadamente pelos métodos de cálculo adotados, tendo conduzido a resultados muito conservadores em alguns casos. Acredita-se que a forma e as dimensões da placa de ancoragem, bem como o modo de aplicação do carregamento, possam ter influenciado os modos de ruptura, sendo necessário realizar mais ensaios e análises teóricas e com a aplicação de métodos computacionais para se chegar a conclusões mais representativas. A combinação de solicitações também deve ser estudada. |
Abstract: | The aim of this work was to obtain experimentally the tensile strength of anchor bolts with end plates embedded in concrete, of the type used for fixing electric energy transmission towers to the foundations. Anchors with different embedment length (10cm, 16cm and 20cm) were tested, only for the nominal diameter of 20mm and square end plates with 80mm x 80mm x 9,5mm, acting isolated or in groups of four. The groups were installed in blocks and in small concrete piles, aiming the investigation of the effects of spacing and edge distances. Two castings were executed, and the compressive strength and the age of the concrete at the time of testing were, respectivelly, 34.3 MPa at 65 days for the first casting and 24.7 MPa at 35 days for the second. Three failure modes were obtained: concrete splitting failure for the isolated anchors with smaller embedment length, tensile failure of the anchors with larger embedment length and failure with associated cones for the groups of anchors. The failure loads were compared with the estimates obtained using the main existing methods, and the average experimental values were in most cases superior to the estimated ones. The effect of edge distance was not well considered by the adopted design methods, having lead to very conservative results in some cases. It is believed that the form and the dimensions of the end plate, as well as the way the load was applied, may have influenced the failure modes. More tests and the application of theoretical and computational methods for the analysis of the problem are necessary to get more representative conclusions. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2006. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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