http://repositorio.unb.br/handle/10482/36832
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_ChristianeMoisésMartins.pdf | 4,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Apropriação das novas tecnologias de informação, comunicação e expressão na formação continuada de professores sob a ótica da teoria ator-rede |
Autor : | Moisés, Christiane |
Orientador(es):: | Santos, Gilberto Lacerda |
Assunto:: | Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão Capacitação profissional Professores - formação Teoria Ator-Rede (TAR) |
Data de defesa:: | 19-jun-2019 |
Citación : | MOISÉS, Christiane. Apropriação das novas tecnologias de informação, comunicação e expressão na formação continuada de professores sob a ótica da teoria ator-rede. 2019. 268 fl., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumen : | A força inovadora e disruptiva das Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão (TICE) demandam adequações rotineiras da sociedade em todo o seu fazer, comportamento e compreensão. A capacitação e o desenvolvimento profissional é um elemento crítico da educação que permite aos professores expandir seu conjunto de habilidades e competências; assim sendo, espera-se que os profissionais da educação apropriem-se das TICE de modo a propiciar um ambiente condizente com o pensamento vigente do século XXI que é de compartilhar, colaborar e interagir coletivamente. Assim sendo, este estudo apropria-se da Teoria Ator-Rede de Bruno Latour para investigar o que leva os professores a buscar capacitações que os aproximem da realidade contemporânea enquadrada pela tecnologia do agora, do tempo real. De modo a desenhar a rede sociotécnica, este estudo utiliza, como base metodológica e de análise, a Cartografia das Controvérsias de Tommasso Venturini e Bruno Latour. À luz deste pensamento, este estudo tem por objetivo geral investigar o processo de atuação de professores formando professores multiplicadores relativo à apropriação das TICE, bem como os desdobramentos das ações e práticas advindas dos preceitos da convergência e da disrupção midiática: interação, mediação, autonomia e colaboração refletidas em uma pedagogia inovadora. Assim sendo, explorar-se-á sistematicamente a influência que as novas tecnologias digitais da informação e comunicação imprimem sobre a formação de professores e a pedagogia em sua expressão mais formal – o ensino. A abordagem utilizada para a análise de conteúdo será de um estudo quanti-qualitativo alinhado a elementos de um estudo de caso exploratório que informa sobre as ações do Movimento Amplifica cujas ações visam não somente a apropriação das TICE, mas também o empoderamento dos professores através do desenho de sua metodologia aplicada aos diversos tipos de contextos em que atua. O resultado demonstrou que a metodologia do AMPLIFICA é o principal fator de sucesso desse movimento de professores que se mobilizam para capacitar seus pares; o agenciamento de suas ações nos informa quais tipos de translações ocorrem nas capacitações oferecidas e como os professores em busca de aperfeiçoamento reagem aos diversos estímulos propiciados durante as oficinas e no ambiente virtual. Como consequência pretende-se levantar reflexões acerca da formação de professores por professores-pares, das diversas compreensões e motivações em relação às TICE como elemento aglutinador da atividade educacional e da inteligência coletiva. |
Abstract: | The innovative and disruptive force of the Digital Information, Communication and Expression Technologies (DICET) demands frequent adjustments from the society in all its action, behavior and understanding. Both professional and empowerment development are critical elements in any education field that allows teachers to expand their set of skills and competencies; therefore, education professionals are expected to take ownership of DICET in order to provide an environment that is aligned with the 21st century thinking which concerns about sharing, collaborating and collectively interacting. Thus, this study is based on Bruno Latour's Actor-Network Theory in order to investigate what drives teachers to look for skills that will bring them closer to the contemporary reality framed by the technology of the now, real-time aspect. In order to design the sociotechnical network, this study comprises, as a methodological and analytical basis, the Cartography of the Controversies of Tommasso Venturini and Bruno Latour. Based on both theories, this study has as general objective to investigate the process of teachers acting as multiplier teachers regarding the appropriation of DICET, as well as the unfolding of actions and practices arising from the concepts of convergence and media disruption: interaction, mediation, autonomy and collaboration reflected in an innovative pedagogy. Thus, the influence that the new digital information and communication technologies will make on teacher education and pedagogy in its most formal expression - teaching, will be systematically explored. The approach used for the content analysis is characterized as a quantitative-qualitative study aligned with the elements of an exploratory case study that informs on the actions of the Amplifica Movement, whose actions aim not only the appropriation of DICET, but also the empowerment of teachers through design of its methodology that is applied to the different types of contexts in which it operates. The result showed that the AMPLIFICA methodology is the main success factor of this movement of teachers who are mobilized to empower their peers; besides that, the agency of its actions informs us what types of translations take place in the offered capacities as well as how teachers react to the several stimuli offered during the workshops and in the virtual environment. As a consequence, we intend to discuss issues related to the process of teacher development by their peers, once this methodology has been ignored in most of the under graduate courses in Brazil. Additionally, different understandings and motivations in relation to DICET as an agglutinating element of educational activity and collective intelligence will be taken into consideration. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Descripción : | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.