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Título: Innovation in companies and cultural orientation to innovation : a multilevel study
Outros títulos: Inovação nas empresas e orientação cultural à inovação : um estudo multinível
Autor(es): Francischeto, Leela Lacerda
Neiva, Elaine Rabelo
ORCID: http://orcid.org/0000-0001-5476-1890
http://orcid.org/0000-0003-0503-3234
Assunto: Cultura organizacional
Inovação
Desenvolvimento organizacional
Análise multinível
Data de publicação: 2019
Editora: Editora MackenzieUniversidade Presbiteriana Mackenzie
Referência: FRANCISCHETO, Leela Lacerda. NEIVA, Elaine Rabelo. Innovation in companies and cultural orientation to innovation: a multilevel study. RAM. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 20, n. 3, eRAMG190135, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-6971/eramg190135. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712019000300304. Acesso em: 11 maio 2020. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
FRANCISCHETO, Leela Lacerda. NEIVA, Elaine Rabelo. Inovação nas empresas e orientação cultural à inovação: um estudo multinível. RAM: Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 20, n. 3, eRAMG190135, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-6971/eramg190135. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712019000300304. Acesso em: 11 maio 2020.
Resumo: Objetivo: Testar a influência da orientação cultural à inovação no número de inovações mensuradas em empresas brasileiras. Originalidade/valor: O estudo utiliza uma abordagem que ainda não foi explorada na área, a análise multinível. Design/metodologia/abordagem: Cinco fatores de orientação cultural à inovação foram considerados: rituais e histórias; estratégias de inovação; símbolos e heróis; autonomia; e normas e comunicação. A inovação foi subdividida em quatro tipos: produto, serviço, tecnológico e administrativo. O estudo consistiu em uma amostra de 345 indivíduos em 60 organizações. A relação entre as variáveis ​​foi analisada usando regressão linear e modelagem multinível. Resultados: Os resultados da análise de regressão mostraram relações positivas e negativas de todos os fatores culturais com algum tipo de inovação. A análise multinível indicou uma relação entre as duas variáveis ​​apenas nos fatores rituais e histórias e símbolos e heróis, ambos no nível individual. O estudo indica a existência de características da cultura organizacional que favorecem e inibem a inovação. Além disso, destacam-se a complexidade do assunto e a consequente necessidade de novos estudos.
Abstract: Purpose: Test the influence of cultural orientation to innovation on the number of innovations measured in Brazilian companies. Originality/value: The study uses an approach that has not yet been explored in the area, the multilevel analysis. Design/methodology/approach: Five cultural orientation factors for innovation were considered: Rituals and Stories; Innovation strategies; Symbols and Heroes; Autonomy; and Standards and Communication. Innovation has been subdivided into four types: product, service, technology, and administration. The study consisted of a sample of 345 individuals in 60 organizations. The relationship between variables was analyzed using both linear regression and multilevel modeling. Findings: The results of the regression analysis showed positive and negative relationships of all cultural factors with some kind of innovation. The multilevel analysis indicated a relationship between the two variables only in the factors Rituals and Stories and Symbols and Heroes, both at the individual level. The study indicates the existence of organizational culture characteristics that favor and inhibit innovation. In addition, the complexity of the subject and the consequent need for further studies are highlighted.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Administração (FACE ADM)
Licença: Este artigo pode ser copiado, distribuído, exibido, transmitido ou adaptado desde que citados, de forma clara e explícita, o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente, mas sem sugerir que a RAM endosse a reutilização do artigo. Esse termo de licenciamento deve ser explicitado para os casos de reutilização ou distribuição para terceiros. Não é permitido o uso para fins comerciais.
DOI: https://doi.org/10.1590/1678-6971/eramg190135
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