http://repositorio.unb.br/handle/10482/36495
Fichier | Taille | Format | |
---|---|---|---|
ARTIGO_ElementosAbordagemTematica.pdf | 252,69 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Elementos da abordagem temática no ensino médio : sinalizações para formação de professoras e de professores |
Autre(s) titre(s): | Thematic approach in high school : signposts for teacher education |
Auteur(s): | Silva, Luciano Fernandes Tavares, Swellen Sales Watanabe, Giselle Halmenschlager, Karine Raquiel Strieder, Roseline Beatriz Hunsche, Sandra |
metadata.dc.identifier.orcid: | http://orcid.org/0000-0003-2041-3809 http://orcid.org/0000-0002-3431-1187 https://orcid.org/0000-0002-3738-7160 http://orcid.org/0000-0003-2747-3601 http://orcid.org/0000-0001-8965-8906 http://orcid.org/0000-0001-9766-5049 |
Assunto:: | Física - estudo e ensino Professores - formação Ensino médio |
Date de publication: | 2019 |
Editeur: | Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
Référence bibliographique: | SILVA, Luciano Fernandes et al. Elementos da abordagem temática no Ensino Médio: sinalizações para formação de professoras e de professores. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 25, n. 1, p. 145-161, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320190010010. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000100145. Acesso em: 23 jan. 2020. |
Résumé: | Neste trabalho identificam-se elementos que caracterizam a abordagem de temas inseridos na ação de professoras e professores que cursaram Licenciatura em Física e que participaram, ao longo do processo formativo, de discussões sobre Abordagem Temática. A investigação é de natureza qualitativa, sendo utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas, assim como entrevistas semiestruturadas. Participaram de todas as etapas desta investigação dezoito sujeitos de oito instituições de Ensino Superior brasileiras. A análise dos dados foi realizada com base nos princípios da análise de conteúdo, a partir de duas categorias: natureza do tema e critérios de seleção das temáticas. Dentre os resultados, destaca-se que os e as docentes, predominantemente, têm desenvolvido temáticas contextuais selecionadas a partir do interesse e/ou do cotidiano dos(as) estudantes, indicando preocupação com a significação dos conceitos científicos escolares a partir do estabelecimento de relações entre aspectos da vivência da(o) aluna(o) e do conteúdo conceitual escolar. |
Abstract: | In this study, some features have been identified about the Thematic Approach that underlies teachers' actions. All the teachers who participated in this study were following the Bachelors' degree in Physics and have studied the Thematic Approach. This is a qualitative study, and eighteen teachers completed a semi-structured interview and some questionnaires. This group has participants who have studied in eight different Brazilian universities. Content Analysis was utilized in this research, and two categories were established: the theme's nature and theme selection criteria. The results show that most teachers emphasize contextual themes with a focus on the students' daily lives. This situation could indicate that teachers focus on the knowledge and skills needed for the application of scientific knowledge. |
Licença:: | (CC BY) - Artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons |
DOI: | https://doi.org/10.1590/1516-731320190010010 |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.