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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCabello, Andrea Felippept_BR
dc.contributor.authorImbroisi, Denisept_BR
dc.contributor.authorFalqueto, Júnia Maria Zandonadept_BR
dc.contributor.authorFerreira, Guilherme Vianapt_BR
dc.contributor.authorArruda, June Alves dept_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T10:31:02Z-
dc.date.available2020-01-24T10:31:02Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationCABELLO, Andrea Felippe et al. Rankings universitários internacionais: evidências de vieses geográficas e orçamentárias para intuições brasileiras. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), Sorocaba, v. 24, n. 3, p. 637-657, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772019000300005. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772019000300637. Acesso em: 23 jan. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36459-
dc.description.abstractEste artigo analisa a classificação de instituições brasileiras de ensino superior em dois dos principais rankings internacionais de universidades: o QS World University Ranking e o The Times Higher Education (THE). Para isso, foram avaliadas as restrições metodológicas e como essas restrições afetaram a classificação das universidades do país nesses rankings. Entre 2016 e 2019, 38 brasileiras foram classificadas no QS e no THE, em sua versão global. Devido a restrições metodológicas, a classificação das instituições brasileiras assumiu a característica de patamares, variando de 3 a 5 patamares. Denota-se que a classificação de uma instituição em um patamar mais alto depende de sua proximidade com um mercado de trabalho dinâmico e um orçamento maior, indicando a dificuldade dos rankings de diferenciar de fato qualidade além dessas duas dimensões.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherPublicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO).pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRankings universitários internacionais : evidências de vieses geográficas e orçamentárias para intuições brasileiraspt_BR
dc.title.alternativeGlobal university rankings : evidences of geographic and budgetary biases for Brazilian public institutions-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordUniversidades e faculdades - avaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordAvaliação educacionalpt_BR
dc.subject.keywordQualidade (Educação)-
dc.rights.licenseEste é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/s1414-40772019000300005pt_BR
dc.description.abstract1This paper analyzes the classification of Brazilian Universities and Higher Education Institutions in two of the main International University Rankings: QS World University Ranking and Times Higher Education (THE). We analyzed the methodological restrictions and how they affected the ranking of Brazilian Higher Education Institutions. Between 2016 and 2019, 38 Brazilian institutions were classified on QS and THE rankings in their global versions. Due to their methodological restrictions, this classification assumed a plateau patter, varying between 3 and 5 levels. The classification of an institution in a higher position seemed to depend to its proximity to a dynamic job market and larger budget, suggesting a bias towards these variables.-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-1489-0676-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0001-5747-5806-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-0074-941X-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0001-8811-0105-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-2453-9927-
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Administração (FACE ADM)pt_BR
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