Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/36444
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_InteracoesProfessoraCrianca.pdf445,27 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
ARTIGO_TeacherChildInteractions.pdf392,38 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Interações professora - criança em uma sala de recursos : caminhos para a co-construção da aprendizagem
Autre(s) titre(s): Teacher-Child Interactions in the Resource Room : paths to the co-construction of learning
Interacciones profesora - niño en un aula de recursos : caminos a la co-construcción del aprendizaje
Auteur(s): Pinto, Viviane Fernandes Faria
Maciel, Diva Maria Moraes Albuquerque
metadata.dc.identifier.orcid: http://orcid.org/0000-0003-0973-7300
http://orcid.org/0000-0001-9150-2265
Assunto:: Aprendizagem
Sala de recursos multifuncionais
Professores e alunos
Date de publication: 2019
Editeur: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
Référence bibliographique: PINTO, Viviane Fernandes Faria; MACIEL, Diva Maria Moraes Albuquerque. Interações professora - criança em uma sala de recursos: caminhos para a co-construção da aprendizagem. Psicologia Escolar e Educacional, v. 23, e191758, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-35392019011758. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100318. Acesso em: 25 maio 2020. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
PINTO, Viviane Fernandes Faria; MACIEL, Diva Maria Moraes Albuquerque. Teacher-Child Interactions in the Resource Room: paths to the co-construction of learning. Psicologia Escolar e Educacional, v. 23, e191758, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-35392019011758. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572019000100318. Acesso em: 25 maio 2020.
Résumé: Este artigo identifica e analisa as interações entre uma professora e uma criança, com atrasos no desenvolvimento da linguagem, em uma sala de recursos de Brasília. No estudo, de base qualitativa, foram observadas as estratégias comunicativas e metacomunicativas utilizadas no processo de aprendizagem, com foco na construção da linguagem, a partir da análise microgenética de episódios interativos. Como perspectiva teórica, adotou-se uma compreensão cultural do desenvolvimento que ressalta o caráter bidirecional e interativo da aprendizagem. O estudo sugere a adoção, pela professora, de diferentes estratégias pedagógicas que atuam nas zonas de desenvolvimento e aprendizagem e que resultam na emergência de atitudes colaborativas entre professora e criança, evidenciando uma relação interativa que sinaliza para a co-construção da aprendizagem. A partir das discussões suscitadas pelo estudo, salienta-se a importância dos atendimentos personalizados e co-participativos para crianças que integram sistemas educacionais inclusivos.
Abstract: This article identifies and analyzes interactions between a teacher and a child, whose language development was slow, in the resource room of a public school in Brasilia. In this qualitative study, with a focus on language construction, we observed communicative and meta-communicative strategies used in the learning process, based on the micro-genetic analysis of interactive episodes. As a theoretical perspective, we have adopted a cultural understanding of development that emphasizes the bidirectional and interactive character of learning. The study suggests that the teacher employ different pedagogical strategies in order to reach development and learning zones, resulting in the emergence of collaborative attitudes between teacher and child, and evidencing an interactive relationship, which is conducive to the co-construction of learning. Considering the discussions raised by the study, it is necessary to highlight the importance of personalized and co-participative care for children in inclusive education systems.
Resumen: En este artículo se identifica y se analiza las interacciones entre una profesora y un niño, con atrasos en el desarrollo del lenguaje, en una sala de clase de recursos de Brasilia. En el estudio, de base cualitativa, se observaron las estrategias comunicativas y meta-comunicativas utilizadas en el proceso de aprendizaje, con enfoque en la construcción del lenguaje, a partir del análisis micro-genética de episodios interactivos. Como perspectiva teórica, se adoptó una comprensión cultural del desarrollo que resalta el carácter bidireccional e interactivo del aprendizaje. El estudio sugiere la adopción, por la profesora, de distintas estrategias pedagógicas que actúan en las zonas de desarrollo y aprendizaje y que resultan en la emergencia de actitudes colaborativas entre profesora y niño, evidenciando una relación interactiva que da señales a la co-construcción del aprendizaje. A partir de las discusiones suscitadas por el estudio, se hace hincapié en la importancia de la atención personalizada y co-participativos para niños que integran sistemas educacionales inclusivos.
Licença:: (CC BY) - License information: This is an open-access article distributed under the terms of the License (type CC-BY), which permits unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original article is properly cited
DOI: https://doi.org/10.1590/2175-35392019011758
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/36444/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.