Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/36420
Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
ARTIGO_SantaTeresaFundadores.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Santa Teresa e os fundadores : iconologia da pintura de João de Deus e Sepúlveda na Igreja da Ordem Terceira Carmelita do Recife (Séc. XVIII)
Otros títulos : Saint Theresa and the founders : iconology of the painting of João de Deus e Sepúlveda in the Church of the Third Order of Carmel, Recife (18th century).
Autor : Honor, André Cabral
metadata.dc.identifier.orcid: http://orcid.org/0000-0002-3665-129X
Assunto:: Sepúlveda, João de Deus
Miniaturas (Pintura)
Recife (PE)
Ordem Terceira do Carmo
Carmelitas
Fecha de publicación : 2019
Editorial : EdUFF - Editora da UFF
Citación : HONOR, André Cabral. Santa Teresa e os fundadores: iconologia da pintura de João de Deus e Sepúlveda na Igreja da Ordem Terceira Carmelita do Recife (Séc. XVIII). Tempo, Niterói, v. 25, n. 3, p. 555-576, set./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/tem-1980-542x2019v250302. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042019000300555. Acesso em: 23 jan. 2020.
Resumen : O presente artigo realiza uma abordagem iconológica da pintura setecentista “Jesus consola Santa Teresa falando sobre os santos fundadores de ordens”, de autoria do pintor pernambucano João de Deus e Sepúlveda, na Igreja da Ordem Terceira do Carmo do Recife. Utilizou-se como ferramenta metodológica a iconologia de Erwin Panofsky renovada pelos estudos de Rafael García Mahíques baseando-se na intertextualidade da iconografia como proposto por Omar Calabrese. Utilizando-se de conceitos contemporâneos à feitura da imagem, como decoro, engenho e maravilha, buscou-se compreender o painel em seu contexto de produção, percebendo-o como uma construção sociocultural, parte de uma intrincada composição em que os terceiros buscavam exercer e expandir o seu poder simbólico.
Abstract: This article is an iconological analysis of the painting “Jesus offers comfort to Saint Teresa and speaks about the founder saints of the orders”, painted by João de Deus e Sepúlveda in the eighteenth century, and located in the Church of the Third Order of Carmel of Recife. The methodology was based on Rafael García Mahíques’s reading of Erwin Panofsky’s iconology inspired, the first, by Omar Calabreses’s take on the intertextuality of iconography. By using concepts that are contemporary with the painting, such as decorum, ingenuity, and marvel, the article attempts to understand the panel in the context of its production, recognizing it as a social-cultural construct which exerts and exposes the symbolic power of the Third Order.
Licença:: (CC BY)
DOI: https://doi.org/10.1590/tem-1980-542x2019v250302
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/36420/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.