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Título: Educação profissional no Brasil : expansão para quem?
Outros títulos: Professional education in Brazil : expansion for whom?
Educación profesional en Brasil : ¿expansión para quién?
Autor(es): Magalhães, Guilherme Lins de
Castioni, Remi
ORCID: http://orcid.org/0000-0002-0771-8045
http://orcid.org/0000-0002-5459-3492
Assunto: Ensino profissional
Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Desenvolvimento econômico
Data de publicação: 2019
Editora: Fundação CESGRANRIO
Referência: MAGALHÃES, Guilherme Lins de; CASTIONI, Remi. Educação Profissional no Brasil: expansão para quem?. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 27, n. 105, p. 732-754, out./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701647. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362019000400732. Acesso em: 03 jun. 2020.
Resumo: O objetivo deste texto é refletir sobre a expansão da Rede Federal de escolas técnicas, que acontece desde 2007. Aborda-se a recente trajetória da Educação Profissional no Brasil, comparativamente com as evidências de resultados dos sistemas de Educação Profissional tradicionalmente citados como referência para o debate sobre modelos dessa modalidade educacional. Busca-se demonstrar que a criação dos Institutos Federais convergiu mais na reprodução do modelo da Universidade em produzir ativos intelectuais do que no aprimoramento do desenvolvimento socioeconômico a partir de ativos econômicos. Dessa maneira, o estudo está apoiado na metodologia de estudos comparados e em dados de pesquisas internacionais. Por fim, não há, nessa reflexão, indicações que mostrem mudanças significativas nas possibilidades de formação profissional dos brasileiros, em boa medida provocada pela chamada “verticalização”, que estimulou a oferta de cursos de educação superior ao invés dos cursos de formação técnica e profissional.
Abstract: The aim of this text is to reflect about the expansion of the Federal Network of technical schools that has been happening since 2007. The recent trajectory of Vocational Education in Brazil is compared with the evidences of results of the Vocational Education systems traditionally cited as reference for the debate on models of this educational modality. There is the tentative to demonstrate that the creation of the Federal Institutes converged more in the reproduction of the model of the University in producing intellectual assets than in improving the socioeconomic development from economic assets. Thus, the study is supported by the methodology of comparative studies and international research data. Finally, there are no indications in this reflection that show significant changes in the possibilities of vocational training of Brazilians, to a large extent caused by the so-called verticalization, which stimulated the offer of higher education courses instead of technical and vocational training courses.
Resumen: El objetivo de este texto es reflexionar sobre la expansión de la Red Federal de escuelas técnicas, que se realiza desde 2007. Se aborda la reciente trayectoria de la Educación Profesional en Brasil, en comparación con las evidencias de resultados de los sistemas de Educación Profesional tradicionalmente citados como referencia para el debate sobre modelos de esta modalidad educativa. Se busca demostrar que la creación de los Institutos Federales convergió más en la reproducción del modelo de la Universidad en producir activos intelectuales que en el perfeccionamiento del desarrollo socioeconómico a partir de activos económicos. De esta manera, el estudio está apoyado en la metodología de estudios comparados y en datos de investigaciones internacionales. Por último, no hay en esta reflexión indicaciones que muestren cambios significativos en las posibilidades de formación profesional de los brasileños, en buena medida provocada por la llamada “verticalización”, que estimuló la oferta de cursos de educación superior en lugar de los cursos de formación técnica y profesional.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)
Licença: (CC BY-NC)
DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701647
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