Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/36335
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_AprendizagemDesenvolvimentoJovens.pdf709,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Aprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos alfabetizandos a partir de uma abordagem histórico-cultural
Outros títulos: Learning and development of youth and adult alphabetization from a historical-cultural approach
Autor(es): Vieira, Maria Clarisse
Pinto, Luciana de Oliveira
ORCID: http://orcid.org/0000-0001-5924-0488
http://orcid.org/0000-0002-5841-9379
Assunto: Educação de jovens e adultos
Alfabetização
Aprendizagem
Desenvolvimento
Data de publicação: 2019
Editora: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
Referência: VIEIRA, Maria Clarisse; PINTO, Luciana de Oliveira. Aprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos alfabetizandos a partir de uma abordagem histórico-cultural. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 35, e192556, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698192556. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982019000100429. Acesso em: 23 jan. 2020.
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de pesquisa que teve como objetivo investigar as contribuições que a aprendizagem da leitura e da escrita propicia ao desenvolvimento de jovens e adultos, bem como significados por eles atribuídos ao seu processo de alfabetização, tendo como base a abordagem histórico-cultural de Bakhtin, Vigotski e Leontiev e o materialismo histórico e dialético de Marx e Engels. O procedimento metodológico da referida investigação foi pautado na pesquisa-ação de Thiollent e Barbier, de cunho dialógico e interventivo. O lócus foi uma turma do BB Educar em São Sebastião (DF). Constatou-se que a aprendizagem da leitura e da escrita contribuiu para mudanças na forma de ser, pensar e agir dos educandos que, na sua percepção, empoderaram-se, tornaram-se referência para a comunidade e seus filhos mais novos, passando a adotar uma postura metacognitiva, ou seja, refletindo sobre o seu processo de aprendizagem, compreendendo a sua forma singular de pensar e ampliando estratégias de raciocínio para apreensão da realidade e resolução de problemas.
Abstract: This article presents the results of research that aimed to investigate the contributions that the learning of reading and writing provides for the development of young people and adults, as well as the meanings they attribute to their alphabetization process, based on the historical-cultural approach of Bakhtin, Vigotski and Leontiev and the materialism historical and dialectic of Marx and Engels. The methodological procedure of the investigation in reference was based on the action research of Thiollent and Barbier, with a dialogical and interventional character. The locus was a group of BB Educar in São Sebastião (DF). It was found that the learning of reading and writing contributed to changes in the way of being, thinking and acting of students who, in their perception, have become empowered, a reference for the community and their younger children, adopting a metacognitive posture, that is, reflecting on their learning process, understanding their unique way of thinking and expanding strategies of reasoning for apprehension of reality and problem solving.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)
Licença: (CC BY) - https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698192556
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.