Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/36335
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_AprendizagemDesenvolvimentoJovens.pdf709,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVieira, Maria Clarissept_BR
dc.contributor.authorPinto, Luciana de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T10:30:20Z-
dc.date.available2020-01-24T10:30:20Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationVIEIRA, Maria Clarisse; PINTO, Luciana de Oliveira. Aprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos alfabetizandos a partir de uma abordagem histórico-cultural. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 35, e192556, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698192556. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982019000100429. Acesso em: 23 jan. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36335-
dc.description.abstractEste artigo apresenta os resultados de pesquisa que teve como objetivo investigar as contribuições que a aprendizagem da leitura e da escrita propicia ao desenvolvimento de jovens e adultos, bem como significados por eles atribuídos ao seu processo de alfabetização, tendo como base a abordagem histórico-cultural de Bakhtin, Vigotski e Leontiev e o materialismo histórico e dialético de Marx e Engels. O procedimento metodológico da referida investigação foi pautado na pesquisa-ação de Thiollent e Barbier, de cunho dialógico e interventivo. O lócus foi uma turma do BB Educar em São Sebastião (DF). Constatou-se que a aprendizagem da leitura e da escrita contribuiu para mudanças na forma de ser, pensar e agir dos educandos que, na sua percepção, empoderaram-se, tornaram-se referência para a comunidade e seus filhos mais novos, passando a adotar uma postura metacognitiva, ou seja, refletindo sobre o seu processo de aprendizagem, compreendendo a sua forma singular de pensar e ampliando estratégias de raciocínio para apreensão da realidade e resolução de problemas.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos alfabetizandos a partir de uma abordagem histórico-culturalpt_BR
dc.title.alternativeLearning and development of youth and adult alphabetization from a historical-cultural approach-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimentopt_BR
dc.rights.license(CC BY) - https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/0102-4698192556pt_BR
dc.description.abstract1This article presents the results of research that aimed to investigate the contributions that the learning of reading and writing provides for the development of young people and adults, as well as the meanings they attribute to their alphabetization process, based on the historical-cultural approach of Bakhtin, Vigotski and Leontiev and the materialism historical and dialectic of Marx and Engels. The methodological procedure of the investigation in reference was based on the action research of Thiollent and Barbier, with a dialogical and interventional character. The locus was a group of BB Educar in São Sebastião (DF). It was found that the learning of reading and writing contributed to changes in the way of being, thinking and acting of students who, in their perception, have become empowered, a reference for the community and their younger children, adopting a metacognitive posture, that is, reflecting on their learning process, understanding their unique way of thinking and expanding strategies of reasoning for apprehension of reality and problem solving.-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0001-5924-0488-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-5841-9379-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.