Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/36335
Files in This Item:
File SizeFormat 
ARTIGO_AprendizagemDesenvolvimentoJovens.pdf709,98 kBAdobe PDFView/Open
Title: Aprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos alfabetizandos a partir de uma abordagem histórico-cultural
Other Titles: Learning and development of youth and adult alphabetization from a historical-cultural approach
Authors: Vieira, Maria Clarisse
Pinto, Luciana de Oliveira
metadata.dc.identifier.orcid: http://orcid.org/0000-0001-5924-0488
http://orcid.org/0000-0002-5841-9379
Assunto:: Educação de jovens e adultos
Alfabetização
Aprendizagem
Desenvolvimento
Issue Date: 2019
Publisher: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
Citation: VIEIRA, Maria Clarisse; PINTO, Luciana de Oliveira. Aprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos alfabetizandos a partir de uma abordagem histórico-cultural. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 35, e192556, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698192556. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982019000100429. Acesso em: 23 jan. 2020.
Abstract: Este artigo apresenta os resultados de pesquisa que teve como objetivo investigar as contribuições que a aprendizagem da leitura e da escrita propicia ao desenvolvimento de jovens e adultos, bem como significados por eles atribuídos ao seu processo de alfabetização, tendo como base a abordagem histórico-cultural de Bakhtin, Vigotski e Leontiev e o materialismo histórico e dialético de Marx e Engels. O procedimento metodológico da referida investigação foi pautado na pesquisa-ação de Thiollent e Barbier, de cunho dialógico e interventivo. O lócus foi uma turma do BB Educar em São Sebastião (DF). Constatou-se que a aprendizagem da leitura e da escrita contribuiu para mudanças na forma de ser, pensar e agir dos educandos que, na sua percepção, empoderaram-se, tornaram-se referência para a comunidade e seus filhos mais novos, passando a adotar uma postura metacognitiva, ou seja, refletindo sobre o seu processo de aprendizagem, compreendendo a sua forma singular de pensar e ampliando estratégias de raciocínio para apreensão da realidade e resolução de problemas.
Abstract: This article presents the results of research that aimed to investigate the contributions that the learning of reading and writing provides for the development of young people and adults, as well as the meanings they attribute to their alphabetization process, based on the historical-cultural approach of Bakhtin, Vigotski and Leontiev and the materialism historical and dialectic of Marx and Engels. The methodological procedure of the investigation in reference was based on the action research of Thiollent and Barbier, with a dialogical and interventional character. The locus was a group of BB Educar in São Sebastião (DF). It was found that the learning of reading and writing contributed to changes in the way of being, thinking and acting of students who, in their perception, have become empowered, a reference for the community and their younger children, adopting a metacognitive posture, that is, reflecting on their learning process, understanding their unique way of thinking and expanding strategies of reasoning for apprehension of reality and problem solving.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)
Licença:: (CC BY) - https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698192556
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/36335/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.