Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/36333
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_CriticalDecolonialGlance.pdf528,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAndrade, Mariana Rosa Mastrella dept_BR
dc.contributor.authorPessoa, Rosane Rochapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T10:30:20Z-
dc.date.available2020-01-24T10:30:20Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationMASTRELLA-DE-ANDRADE, Mariana R.; PESSOA, Rosane Rocha. A critical, decolonial glance at language teacher education in Brazil: on being prepared to teach. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 35, n. 3, e2019350306, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-460x2019350306. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502019000300405. Acesso em: 23 jan. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36333-
dc.description.abstractRelatos decoloniais de um licenciando nos motivaram a problematizar discursos sobre o “despreparo para ensinar línguas na escola”, recorrentes na área de formação docente no Brasil, e a cotejá-los com os relatos de outras/os licenciandas/os e de estudiosas/os da linguística aplicada, do pós-estruturalismo e do pensamento decolonial. Neste estudo interpretativista, as discussões dos temas língua, sujeito e ensino, advindos do material empírico, nos direcionaram a uma perspectiva de formação como um “projeto impossível, porém necessário” (LOPES; BORGES, 2015), e à necessidade de formar professoras/es de línguas para “conversar” (SKLIAR, 2006), haja vista a grande complexidade dos contextos de atuação docente.pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA critical, decolonial glance at language teacher education in Brazil : on being prepared to teachpt_BR
dc.title.alternativeUm olhar crítico decolonial na formação de professoras/es de línguas no Brasil : sobre estar preparada/o para ensinar-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordLínguapt_BR
dc.subject.keywordSujeitopt_BR
dc.subject.keywordEnsinopt_BR
dc.subject.keywordDecolonialidade-
dc.rights.license(CC BY) - This content is licensed under a Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use and distribution, provided the original author and source are credited.-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1678-460x2019350306pt_BR
dc.description.abstract1The decolonial accounts made by a student teacher motivated us to problematize discourses about the “unpreparedness to teach languages at schools”, recurrent in the area of language teacher education in Brazil, and confront them with accounts of other student teachers and of applied linguistics, poststructuralist and decolonial scholars. In this interpretive study, discussions on the themes language, the subject and teaching, coming from the empirical material, led us to a perspective of teacher education as an “impossible but necessary project” (LOPES; BORGES, 2015) and to the need to educate language teachers “to talk” (SKLIAR, 2006), in view of the great complexity of teaching contexts.-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-0539-0293-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-0538-2891-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.