Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/36328
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
ARTIGO_EvidenciasEficaciaProgramas.pdf455,58 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Evidências de eficácia de programas de educação para aposentadoria : um estudo experimental
Autre(s) titre(s): Evidence of efficacy of retirement education programs : an experimental study
Auteur(s): Leandro-França, Cristineide
Murta, Sheila Giardini
metadata.dc.identifier.orcid: http://orcid.org/0000-0003-1810-3924
Assunto:: Aposentadoria
Intervenção
Eficácia
Date de publication: 2019
Editeur: Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
Référence bibliographique: LEANDRO-FRANCA, Cristineide; MURTA, Sheila Giardini. Evidências de Eficácia de Programas de Educação para Aposentadoria: Um Estudo Experimental. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 35, e35422, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102.3772e35422. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722019000100522. Acesso em: 23 jan. 2020.
Résumé: O estudo avalia a eficácia de três programas de educação para aposentadoria, longo, breve e testemunho, utilizando um design experimental, com grupo controle e follow-up de seis meses, em amostra de servidores públicos (N=30). Utilizaram-se escalas de mudança em comportamentos de planejamento para aposentadoria, bem-estar subjetivo, perspectiva de tempo futuro e questionário de satisfação. Dados foram analisados por estatística descritiva, não paramétrica e análise de conteúdo. Não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos. Análises de tamanho de efeito revelaram efeitos positivos da intervenção longa em perspectiva de tempo futuro e satisfação com a vida, bem como efeitos positivos do grupo controle em investimento ocupacional-social, autonomia e bem-estar. Constata-se que as evidências são inconclusivas acerca da eficácia das intervenções.
Abstract: This study evaluates the efficacy of three retirement education programs, long, brief and testimony, using an experimental design with a control group and six month follow-up in a sample of public servants (N = 30). We used the scale for behavioral change in retirement planning, subjective well-being and future time perspective and satisfaction questionnaire. Data were analyzed by descriptive, nonparametric statistics and content analysis. There were no statistically significant differences between groups. Effect size analyzes revealed positive effects of long intervention in future time perspective and life satisfaction, as well as positive effects of the control group on occupational-social investment, autonomy and well-being. The evidences are inconclusive about interventions efficacy.
Licença:: (CC BY)
DOI: https://doi.org/10.1590/0102.3772e35422
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/36328/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.