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Title: Desenvolvendo habilidades sociais com jovens talentosos : um programa e múltiplas experiências
Other Titles: Social skills development program for talented youth : a program and multiple experiences
Authors: Ferreira, Jane Farias Chagas
Rezende, Daniela Vilarinho
Prado, Renata Muniz
Lima, Rayanne Rodrigues de
metadata.dc.identifier.orcid: http://orcid.org/0000-0001-9656-852X
Assunto:: Conscientização social
Jovens
Superdotados
Issue Date: 2019
Publisher: Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
Citation: CHAGAS-FERREIRA, Jane Farias et al. Desenvolvendo habilidades sociais com jovens talentosos: um programa e múltiplas experiências. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 35, e35310, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102.3772e35310. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722019000100409. Acesso em: 23 jan. 2020.
Abstract: O objetivo deste artigo é descrever processos e resultados parciais relacionados ao Programa de Desenvolvimento de Habilidades Sociais para Jovens Talentosos. O programa consiste de 13 encontros semanais de 1h40min, centrados em diferentes conjuntos de habilidades como: comunicação, empatia, assertividade, expressão e autocontrole emocional e resolução de conflitos interpessoais. Participaram do programa 128 jovens com idade média de 18,9 anos (DP= 4,93). Destacaram-se como aspectos positivos: as atividades de automonitoramento, a mediação dos tutores e as interações no grupo.
Abstract: The aim of this paper is to describe the processes and partial results related to the Social Skills Development Program for Talented Youth. The program consists of 13 weekly meetings of 1 hr 40 min centered on different skills sets of civility, communication, empathy, assertiveness, emotional expression and self-control, and resolution of interpersonal conflicts. One hundred and twenty-eight adolescents with a mean age of 18.9 years old (SD=4,93) participated in the program. The positive aspects were the self-monitoring activities, the tutors’ mediation, and the group interactions.
Licença:: (CC BY)
DOI: https://doi.org/10.1590/0102.3772e35310
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