Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/36263
Files in This Item:
File SizeFormat 
ARTIGO_PlagioLivrosDidaticos.pdf262,71 kBAdobe PDFView/Open
Title: O plágio nos livros didáticos e na visão de autores
Other Titles: Plagiarism in textbooks and in the authors' vision
El plagio en los libros didácticos y en la visión de autores
Le plagiat dans les manuels scolaires et les position des auteurs
Authors: Castro, Sirlene Rodrigues Ferreira
Lopes, Carlos
metadata.dc.identifier.orcid: http://orcid.org/0000-0001-9556-1107
http://orcid.org/0000-0003-2745-3942
Assunto:: Livros didáticos
Escritores
Plágio
Professores
Issue Date: Mar-2019
Publisher: Fundação Carlos Chagas
Citation: CASTRO, Sirlene Rodrigues Ferreira; LOPES, Carlos. O PLÁGIO NOS LIVROS DIDÁTICOS E NA VISÃO DE AUTORES. Cadernos de Pesquisa, v. 49, n. 171, p. 224-242, jan./mar. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/198053145447. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742019000100224. Acesso em: 23 jan. 2020.
Abstract: O artigo aborda o tema do plágio em livros didáticos, quando referido às pesquisas na internet e ao posicionamento dos autores. Por meio da análise de conteúdo, segundo as diretrizes de Bardin (2011), em 16 livros das coleções de Português, Ciências, Geografia e Matemática do ensino fundamental, e em entrevistas semiestruturadas com cinco autores brasileiros, concluiu-se: a inexistência de orientações sobre o plágio nesses livros analisados; a não integração da temática plágio nas diretrizes do Programa Nacional do Livro Didático; e a responsabilização da mediação dessas orientações exclusivamente a cargo dos professores.
Abstract: This article deals with the topic of plagiarism in textbooks when referred to internet searches and the opinions of the authors. By analyzing the content of 16 Portuguese, Science, Geography and Mathematics books, according to the guidelines of Bardin (2011) and semi-structured interviews with five Brazilian authors, it was concluded: the lack of guidelines on plagiarism in the elementary school textbooks analyzed; the subject of plagiarism is not integrated with the guidelines of the National Textbook Program; and there is a displacement of responsibility for the mediation of these teachers’ guidelines.
Resumen: El artículo aborda el tema del plagio en libros didácticos, cuando se refiere a las investigaciones en internet y al posicionamiento de los autores. A través de análisis de contenido, de acuerdo con las directrices de Bardin (2011), en 16 libros de colecciones de Portugués, Ciencia, Geografía y Matemáticas de la enseñanza primaria, y entrevistas semiestructuradas con cinco autores brasileños se concluyó: la falta de orientaciones sobre el plagio en esos libros analizados; la no integración de la temática ‘plagio’ en las directrices del Programa Nacional del Libro Didáctico; y el desplazamiento de responsabilización por la mediación de esas orientaciones a los profesores.
Résumé: L’article aborde le sujet du plagiat dans les manuels scolaires concernant les recherches sur internet et les positions de leurs auteurs. Ce travail a analysé le contenu, selon les directives de Bardin (2011) de 16 manuels scolaires de Portugais, Sciences Géographie et Mathématiques utilisés à l enseignement obligatoire, ainsi que des entrevues semi-structurées avec cinq auteurs brésiliens. Les conclusions relèvent: une absence de recommandations concernant le plagiat dans les livres analysés; aussi bien que la non intégration du sujet dans les directives du Programa Nacional do Livro Didático [Programme National du Manuel Scolaire] (PNLD); entrainant un transfer de la responsabilité des avertissements sur le plagiat aux enseignants.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: (CC BY-NC) - Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos da licença Creative Commons do tipo BY-NC.
DOI: https://doi.org/10.1590/198053145447
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/36263/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.