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dc.contributor.authorWiggers, Ingrid Dittrichpt_BR
dc.contributor.authorSoares, Carmen Luciapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T10:29:53Z-
dc.date.available2020-01-24T10:29:53Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationWIGGERS, Ingrid Dittrich; SOARES, Carmen Lucia. Recreação e vida ao ar livre em parques infantis de São Paulo na coleção de desenhos de Mário de Andrade. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 74, p. 302-322, dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-901x.v0i74p302-322. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0020-38742019000300302. Acesso em: 23 jan. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36212-
dc.description.abstractO Projeto Parques Infantis, implantado na década de 1930, propôs a criação de instituições que configurassem a fusão entre o movimento pedagógico renovador e a estética modernista. Entre as atividades desenvolvidas pelas crianças estão os desenhos, que compõem uma coleção formada por Mário de Andrade. O artigo examina os itens desse acervo, tomando-os como fontes e debruçando-se sobre aqueles que representam brincadeiras e jogos. Foram ilustradas brincadeiras tradicionais, equipamentos dos parques, jogos esportivos e manifestações folclóricas. Ressalte-se, ainda, a presença da natureza na composição dos desenhos, bem como traços de um desenvolvimento tecnológico.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherInstituto de Estudos Brasileirospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRecreação e vida ao ar livre em parques infantis de São Paulo na coleção de desenhos de Mário de Andradept_BR
dc.title.alternativeRecreation and outdoor life in São Paulo’s playgrounds in Mário de Andrade’s collection of drawings-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordDesenho infantilpt_BR
dc.subject.keywordParques infantis - São Paulo (SP)pt_BR
dc.subject.keywordBrincadeiraspt_BR
dc.subject.keywordNaturezapt_BR
dc.rights.license(CC BY-NC)-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.11606/issn.2316-901x.v0i74p302-322pt_BR
dc.description.abstract1Implemented in the 1930s, São Paulo’s playgrounds were institutions that illustrated the fusion of the education renovation movement and the aesthetics of modernist. Drawings are among the activities developed by the children, and make up a collection assembled by Mário de Andrade. This article examines this collection, considering the drawings sources and looking into those that represent play and games. Children drew children’s traditional play, the park’s equipment, sports games and folkloric manifestations. In the composition of the drawings, the presence of nature is also noteworthy, and so are traces of a technological development.-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0001-5412-7021-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-4347-1924-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação Física (FEF)-
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