Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/36211
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
ARTIGO_EntreGlobalRegional.pdf322,58 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Entre o global e o regional : circulação da arte no salão da primavera nos anos de 1970
Autre(s) titre(s): Between global and regional : circulation of art the spring salon in the 1970s
Auteur(s): Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
Coelho, Aguinaldo Caiado de Castro Aquino
metadata.dc.identifier.orcid: http://orcid.org/0000-0002-3705-1667
http://orcid.org/0000-0002-5591-8834
Assunto:: Salões de arte
Política cultural
Artes visuais
Arte - Brasília (DF)
Date de publication: 2019
Editeur: Instituto de Estudos Brasileiros
Référence bibliographique: OLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de; COELHO, Aguinaldo Caiado de Castro Aquino. Entre o global e o regional: circulação da arte no Salão da Primavera nos anos de 1970. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 73, p. 194-209, 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-901x.v0i73p194-209. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0020-38742019000200194. Acesso em: 23 jan. 2020.
Résumé: O artigo pretende apresentar e discutir o Salão Global da Primavera (SGP) de 1973, realizado em Brasília e Goiânia. A partir de pesquisa documental, entrevistas, depoimentos e registros, mostramos quais agentes e contextos constituem o salão e seu funcionamento. Nesse tocante, defendemos que o SGP contribuiu para a constituição de um sistema das artes na região, inserido numa coligação do Estado com empresas de comunicação presentes no Centro-Oeste. Tomamos, assim, o salão como evento sintoma de uma aproximação entre políticas culturais do momento, a expansão da TV Globo para Brasília (1971) e a institucionalização das artes visuais no Centro-Oeste. Concluímos que o evento responde a demandas distintas nas duas cidades, configurando de modo distinto as cenas brasiliense e goiana.
Abstract: The article aims to present and dicuss the Global Spring Salon (GSS) of 1973 that took place at Brasília and Goiânia. Using documental research, interviews, statements and registries we show which agents and contexts constitute the salon and its inner workings. In this regard, we hold that the GSS contributed to the constitution of a system of arts in the region, inserted within a partnership between State and companies from the communication sector at Brazil’s the Center-West. We thus view the Salon as an event synthomatic of an approchement between the time’s cultural policies, the expansion of the Globo television network at Brasília (1971) and the institucionalization of visual arts at the Center-West. We conclude that the event responds to distinct demands at either city, shaping the Brasília and Goiânia scenes differently.
Licença:: (CC BY-NC)
DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-901x.v0i73p194-209
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/36211/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.