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Titre: Das memórias a uma história sensorial da escola na província do Paraná
Autre(s) titre(s): From the memories to a sensorial history of the school in the province of Paraná
Auteur(s): Anjos, Juarez José Tuchinski dos
metadata.dc.identifier.orcid: http://orcid.org/0000-0003-4677-5816
Assunto:: Educação - história
Século XIX
Cultura
Date de publication: 2019
Editeur: Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação
Référence bibliographique: ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Das memórias a uma história sensorial da escola na província do Paraná. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 1, e80701, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623680701. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000100608&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 jan. 2020. Epub Feb 25, 2019. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. From the memories to a sensorial history of the school in the province of Paraná. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 1, e80701, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623680701. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000100608&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 jan. 2020. Epub Feb 25, 2019.
Résumé: Partindo-se das considerações de Silva e Vidal (2011), trabalha-se com a hipótese de que, por meio de uma história sensorial, baseada nos contatos individuais e coletivos com a materialidade escolar evocados em registros memorialísticos, é possível evidenciar algumas experiências que a escola primária no Brasil Imperial propiciou às crianças, dando a ver significados atribuídos à escola e à escolarização recebida nesse momento histórico. O objetivo do artigo é realizar uma abordagem inicial desta questão, identificando as experiências sensoriais ocorridas numa escola da cidade de Paranaguá, no litoral da Província do Paraná, na década de 1870, na vida de Nestor Vitor dos Santos, um dos alunos que a frequentou.
Abstract: Based on the considerations of Silva and Vidal (2011), it was developed the hypothesis that it is possible to evidence some experiences of what the elementary school in Imperial Brazil delivered to children. This was done by means of a sensory history, based on the individual and collective contacts with school materiality evoked in memorialistic records, making explicit the meanings assigned to the school and the schooling received during that historical moment. This article aims to conduct an initial approach to this matter, identifying the sensory experiences that occurred in a school of city of Paranaguá, in the coast of the Province of Paraná along the 1870s, in the life of Nestor Vitor dos Santos, one of the students who attended it.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License 4.0 International. Available at: <http://creativecommons.org/licenses/by/4.0>.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623680701
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

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