http://repositorio.unb.br/handle/10482/36190
Fichier | Description | Taille | Format | |
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2019_AurenildaCordeirodaSilva.pdf | 2,86 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | A educação infantil em escolas classe no Distrito Federal : educar e cuidar ou atendimento da demanda por vagas? |
Auteur(s): | Silva, Aurenilda Cordeiro da |
Orientador(es):: | Cavaton, Maria Fernanda Farah |
Assunto:: | Educação infantil - Brasília Aprendizagem lúdica Escola Classe Ambientes escolares |
Date de publication: | 21-jan-2020 |
Data de defesa:: | 5-jui-2019 |
Référence bibliographique: | SILVA, Aurenilda Cordeiro da. A educação infantil em escolas classe no Distrito Federal: educar e cuidar ou atendimento da demanda por vagas? 2019. 110 f. il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Résumé: | Este trabalho teve por objetivo identificar e analisar o espaço delimitado, construído e estruturado para a educação e o cuidado das crianças pequenas, de quatro e cinco anos, nas escolas classe de ensino fundamental na Região Administrativa de Samambaia, no Distrito Federal. O espaço nas instituições que atendem crianças pequenas foi tratado como um fator importante para a qualidade na educação infantil, pois é nele que ocorrem as interações, o brincar, o acesso ao conhecimento sistematizado e, consequentemente, o desenvolvimento e a aprendizagem. Nessa perspectiva, o trabalho focado no lúdico e a forma como são oportunizadas as relações das crianças com os seus pares e com os adultos são parâmetros para compreender a importância do espaço físico adequado a essa faixa etária. Há o entendimento de que a forma como o espaço físico e os ambientes são construídos e organizados demonstra a concepção sobre criança, infância e educação infantil. O Brasil tem vasta legislação que assegura o direito das crianças a uma educação infantil que contemple os seus interesses, necessidades e possibilidades. No entanto, há um descompasso no que está proposto em relação às práticas vivenciadas nas instituições infantis públicas, principalmente com relação à infraestrutura. A pesquisa foi feita por meio da revisão bibliográfica, da observação em escolas classe e do levantamento de dados e entrevistas com professores de seis escolas classe. Por meio da análise dos dados, foi possível identificar que essas unidades escolares atendem a maioria das crianças na pré-escola, e que essas instituições não oferecem espaços adequados para brincadeiras e interações. Além disso, eles são insuficientes e não auxiliam o desenvolvimento de atividades pedagógicas para as crianças pequenas. Também foi identificado que a maioria dos professores que atuam nas turmas infantis está em contrato temporário de trabalho. Desse modo, foi constatado que a ampliação do acesso à educação infantil pública não veio acompanhada da qualidade esperada. Como produto desse trabalho, foi elaborado um documento contendo indicações e sugestões para que as escolas classe acolham a educação infantil obrigatória com conforto e segurança, além de oferecer suportes para a construção de aprendizagens significativas e vivências para a infância. |
Abstract: | This work aimed to identify and analyze the delimited, constructed and structured space for the education and the care of the young children, of four and five years, in the primary school classrooms in the Administrative Region of Samambaia, in the Federal District. The space in the institutions that attend small children was treated as an important factor for the quality in the infantile education, because it is in that the interactions, the play, the access to the systematized knowledge and, consequently, the development and the learning take place. In this perspective, the work focused on the playfulness and the way in which the relationships between the children with their peers and with the adults are opportune are parameters to understand the importance of the physical space appropriate to this age group. There is the understanding that the way in which physical space and environments are constructed and organized demonstrates the conception about children, infancy and early childhood education. Brazil has extensive legislation that ensures the right of children to a kindergarten that contemplates their interests, needs and possibilities. However, there is a mismatch in what is proposed in relation to the practices experienced in public child institutions, especially in relation to infrastructure. The research was done through the literature review, observation in school class and data collection and interviews with teachers from six class schools. Through the analysis of the data, it was possible to identify that these school units attend most of the children in the preschool, and that these institutions do not offer adequate spaces for games and interactions. In addition, they are insufficient and do not help the development of pedagogical activities for young children. It was also identified that most of the teachers who work in the children's classes are on temporary employment contracts. Thus, it was found that the expansion of access to public early childhood education was not accompanied by the expected quality. As a result of this work, a document was prepared containing indications and suggestions for class schools to accept compulsory education with comfort and safety, as well as offering support for the construction of meaningful learning and experiences for children. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2019. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
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Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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