Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/36018
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
1998_RogérioHenriquedeAraújoJúnior.pdf4,7 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Estudo de necessidades de informação dos gerentes do setor editorial e gráfico do Distrito Federal
Auteur(s): Araújo Júnior, Rogério Henrique de
Orientador(es):: Tarapanoff, Kira
Assunto:: Necessidade informacional
Gerência da informação
Processo decisório
Date de publication: 20-déc-2019
Référence bibliographique: ARAÚJO JÚNIOR, Rogério Henrique de. Estudo de necessidades de informação dos gerentes do setor editorial e gráfico do Distrito Federal. 1998. xiv, 178 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 1998.
Résumé: Estudo exploratório-descritivo das necessidades informacionais dos gerentes do Setor Editorial e Gráfico do Distrito Federal, onde a amostra selecionada correspondeu a três gêneros pertencentes à atividade econômica denominada de Edição, impressão e reprodução de gravações, são eles: a) Edição e impressão de jornais; b) Edição e impressão de livros e c) Impressão de jornais, revistas e livros. O estudo foi realizado por meio dos seguintes aspectos: informação para a organização, informação para o cliente e informação tecnológica (para o desenvolvimento e a inovação), com a finalidade de verificar o grau de utilização de informação nestes três aspectos. Teve como base metodológica a concepção da abordagem sistêmica, e o instrumento utilizado na coleta de dados foi a entrevista estruturada. Os resultados apontaram que as empresas da amostra não utilizam informações de maneira sistemática em nenhum dos aspectos informacionais estudados.
Abstract: An exploratory-descriptive study of managers informations needs, of Distrito Federal Printing Editorial Industry, whose selected sample corresponded of three kinds pertaining of economics activities called: a) Newspaper edition and printing; b) Books edition and printing and c)Newspaper, reviews and books printing. The study was carried under the following aspects: information to management, information to customer and technology information (to development and innovation), with the purpose of checking out the information use measure in this three aspects. Based on the open system approach, the study used a structured interview as a data collection instrument. Research finding revealed that the organizations o f the sample don’t use information systematically in any information aspects studied.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 1998.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/36018/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.