Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/35884
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RaimundoVagnerLeitedeOliveira.pdf2,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Trajetórias de vida-científica dos cinco pesquisadores/PQ do CNPq da Educação Musical : a construção de Biogramas a partir de fontes documentais
Autor(es): Oliveira, Raimundo Vagner Leite de
Orientador(es): Abreu, Delmary Vasconcelos de
Assunto: Pesquisadores
Educação musical
Data de publicação: 22-Nov-2019
Referência: OLIVEIRA, Raimundo Vagner Leite de. Trajetórias de vida-científica dos cinco pesquisadores/PQ do CNPq da Educação Musical: a construção de Biogramas a partir de fontes documentais. 2019. 204 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A presente pesquisa toma como objeto de estudo os pesquisadores com Bolsa de Produtividade em Pesquisa/PQ do CNPq da Educação Musical. O objetivo geral consiste em compreender como as trajetórias de vida-científica desses pesquisadores vêm se configurando com a área no Brasil. Os pressupostos teóricos são embasados em conceitos de trajetórias de vida. A metodologia utilizada neste trabalho é de natureza qualitativa, com base na pesquisa documental cuja fonte incide sobre o Currículo Lattes. A técnica de pesquisa é o Biograma e os critérios selecionados no Biograma são os mesmos do CNPq para os proponentes às Bolsas de Produtividade em Pesquisa/PQ. Com as reflexões empreendidas é possível dizer, como resultados, que as ações, pensamentos e itinerários foram ao longo de toda uma trajetória tomando forma e nelas estão inseridas as suas reflexões epistemológicas que ajudaram na consolidação da área da Educação Musical. Algumas das formas pelas quais a Educação Musical vem se constituindo no Brasil são pela produção científica e pela formação contínua de pesquisadores nos Programas de Pós-Graduação de cunho acadêmico. Logo, muitos deles se tornam formadores de pesquisadores, o que gera uma retroalimentação dentro da própria área. Nos termos do CNPq, o pesquisador deve atuar de forma ininterrupta na formação de recursos humanos. Portanto, nesse sentido, é possível compreender aspectos do campo da Educação Musical ao considerar, pelas trajetórias de vida-científica, a unicidade na diversidade. Por fim, acreditamos que esta pesquisa poderá contribuir para pesquisas futuras em várias vertentes. Uma dessas vertentes está direcionada às histórias de vida de pesquisadores da Educação Musical pela perspectiva da pesquisa (auto)biográfica.
Abstract: The current research takes as the study target the researchers with Studentship of Productivity on Research/PQ of the CNPq of the Musical Education. The general goal consists in understanding how the trajectories of scientific-life of these researchers come to set up according to the area in Brazil. The theoretical assumptions are based in concepts of life trajectories. The methodology used in this work is qualitative nature, with base in documental research whose source is on Lattes Curriculum. The technical of research is the Biogram and the selected criteria inside the Biogram are the same from CNPq to the proponents for the Studentships of Productivity in Research/PQ. With the apprehended reflections it is possible to report, as results, that the actions, thoughts and intinaries were along a trajectory taking form and inside these ones are inserted their epistemological reflections which helped the consolidation of the Musical Education area. Some of the ways in which the Musical Education comes constituting itself in Brazil are for the scientific production and for the continuous studying in formation of the researchers in the academic Pos-Graduation Programs. So a lot of them have become formers of researchers what this generates a feed back into the own area. According to the CNPq terms, the researcher must act uninterruptedly on formation of human resources. Therefore, it is possible to understand the field aspects of the Musical Education when it is considered the oneness in the diversity by the scientific life trajectories. Ultimately, we believe this research will contribute to the researchers of the Musical Education for perspective of the (auto)biographical research.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Música (IdA MUS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Música
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.