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Título: A formação de um cenário museológico em Minas Gerais : o barroco e o nacional entre as décadas de 1940 e 1960
Outros títulos: The formation of a museum scenario in minas gerais : the baroque and the national between the decades of 1940 and 1960
Autor(es): Almeida, Isabella Maria de Oliveira
Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
Assunto: Museus - Minas Gerais
Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil)
Acervo
Data de publicação: Out-2019
Editora: Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFSC
Referência: ALMEIDA, Isabella Maria de; OLIVEIRA, Emerson Dionísio Gomes de.A formação de um cenário museológico em Minas Gerais: o barroco e o nacional entre as décadas de 1940 e 1960. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20., 2019, Florianópolis. Anais eletrônicos [...]. Florianópolis: ANCIB; Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFSC, 2019. Disponível em: https://conferencias.ufsc.br/index.php/enancib/2019/paper/view/817/669. Acesso em: 21 nov. 2019.
Resumo: O presente artigo analisa a formação de um cenário museológico em Minas Gerais entre as décadas de 1940 e 1960, com a criação dos chamados museus regionais pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, numa perspectiva preservacionista e nacionalista. Ao longo dessas duas décadas foram criados nesse estado quatro museus nessa tipologia: o Museu da Inconfidência, em 1944, o Museu do Ouro, em 1946, o Museu do Diamante, em 1954 e por fim o Museu Regional de São João Del Rei em 1963. Utilizando-se do barroco mineiro como símbolo da origem de uma arte nacional, esses museus buscaram retratar um ideal de nacionalidade germinado durante o Estado Novo (1937-1945) e que ressoou nas décadas seguintes. Através de uma revisão de literatura buscou-se determinar semelhanças na formação desses acervos e coleções e na constituição museográfica dessas instituições, estabelecendo assim a construção de um pensamento museológico padronizado na região mineira.
Abstract: The present work analyzes the formation of a museum scenario in Minas Gerais between the decades of 1940 and 1960 due the creation of regional museums by the National Institute for Historical and Artistic Heritage (IPHAN), under a preservationist and nationalist perspective. Along these decades, four museums of this nature were created in the state of Minas Gerais: the Museum of Minas Conspiracy (Museu da Inconfidência), in 1944, the Museum of the Gold (Museu do Ouro), in 1946, the Museum of the Diamond (Museu do Diamante), in 1954 and, lastly, the Regional Museum of Sao Joao Del Rei (Museum of Sao Joao Del Rei), in 1963. Using the baroque in Minas Gerais as symbol of the beginning of a national art, these museums aimed to depict a nationality ideal initiated during the New State (Estado Novo, 1937-1945), and that resonated in the following decades. The aim is to establish similarities in the formation of these collections and in the formation of these institutions through a literature review, setting, therefore, the construction of a museum idea standardized in Minas Gerais.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Central da Universidade de Brasília pela doutoranda Isabella Maria de Oliveira Almeida, em 20 de novembro de 2019, para disponibilizar a obra, gratuitamente, de acordo com a licença conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.
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